Carnaval de Salvador: onde ficam os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha
Os dois primeiros levam o nome da dupla responsável pela criação do carnaval nos moldes baianos
Este ano, o carnaval de Salvador terá mais de 1.000 atrações gratuitas, além dos blocos pagos, camarotes e festas privadas. Tem opções de todos os tipos e em vários pontos da cidade, especialmente nos circuitos oficiais da folia.
São sete, ao todo, mas apenas três se destacam: Dodô, Osmar e Batatinha. Você sabe identificar onde fica cada um deles?
Os dois primeiros levam o nome da dupla responsável pela criação do carnaval nos moldes baianos. Dodô e Osmar inventaram o trio elétrico e a guitarra baiana. Hoje, batizam os circuitos Barra/Ondina e Campo Grande/Avenida, respectivamente.
Veja detalhadamente qual é cada um deles.
Circuito Dodô
Esse circuito é obrigatório para quem gosta de hits: todos os grandes artistas do momento cruzam a Barra/Ondina nos dias de carnaval. Este ano, a programação para o folião pipoca está de dar inveja a muitas festas privadas. Somente na quinta-feira, 16, dia da abertura oficial do carnaval, passarão por lá nomes como Ivete Sangalo, Saulo, Léo Santana e Claudia Leitte.
É também no circuito Dodô onde ficam concentrados os principais e mais badalados camarotes da folia. Há opções de todo preço.
Circuito Osmar
Há quem diga que o mais tradicional circuito do carnaval de Salvador tenha perdido, aos poucos, parte do seu brilho para o circuito Dodô. Mas a programação da folia deste ano quer reverter justamente esse cenário. A prefeitura de Salvador criou a campanha 'Cole no Centro' para incentivar o retorno, em especial, dos jovens, ao circuito Osmar e arredores.
Estão previstas apresentações de Léo Santana, Psirico, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte e Igor Kannario. Esse circuito também oferece uma experiência única ao folião: o encontro de trios na Praça Castro Alves. Neste ano, o público poderá acompanhar os encontros de Afrocidade com Baco Exu do Blues e Carlinhos Brown com Àttooxxá.
Batatinha
O circuito Batatinha é a pedida para aqueles que não querem a agonia dos trios elétricos e preferem relembrar os carnavais antigos. O circuito abarca o Pelourinho e as praças próximas, como a Praça Municipal, por onde bloquinhos de fanfarra costumam passar.
Neste ano, há algumas novidades previstas, como o palco Axé Pelô, que será instalado no Largo de Tieta, e receberá apenas artistas representantes do Axé Music. Há ainda a Arena do Samba, que será montada na Praça da Sé, dos dias 18 a 21 de fevereiro.
Entre as apresentações gratuitas, o circuito Batatinha deve receber Baby do Brasil, Emicida, Luedji Luna, Olodum, além dos blocos.