Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carnaval do Recife atraiu quase 3 milhões de foliões em 2023

Nos cinco dias de festa, os 44 polos de animação receberam cerca de 2.800 apresentações de artistas locais e nacionais

22 fev 2023 - 17h42
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Marco Zero, principal polo do carnaval do Recife, recebeu em média 300 mil pessoas por dia
Marco Zero, principal polo do carnaval do Recife, recebeu em média 300 mil pessoas por dia
Foto: Marcelo Loureiro/Terra

Mais de 2,7 milhões de foliões curtiram a festa de Momo nos 44 polos de carnaval espalhados pelo Recife (PE) em 2023. O principal polo, no Marco Zero, teve média de público de 300 mil pessoas por dia. A prefeitura da cidade estima que a folia movimentou mais de R$ 2 bilhões, gerando cerca de 50 mil postos de trabalho temporários.

Após dois anos sem poder realizar um dos maiores carnavais do país, a capital pernambucana recebeu um grande fluxo de turistas. No Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, o fluxo de passageiros este mês foi de 420 mil pessoas, segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC).

Além dos 1.750 regulares, 100 voos extras foram ofertados para atender a demanda. A ocupação da rede hoteleira ultrapassou os 96%, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).

Com um retorno emblemático, após os anos de pandemia, 2.800 apresentações movimentaram os 44 polos nos cinco dias de festa: 98% da grade contemplou artistas locais. Entre os destaques nacionais, nomes como Caetano Veloso, Pabllo Vittar, Maria Rita, Sorriso Maroto, Fafá de Belém, Marina Sena, Gilsons e Emicida.

O esquema de limpeza urbana e o incentivo ao descarte consciente possibilitou o recolhimento de 417,94 toneladas de lixo pela prefeitura, sendo 399,19 toneladas de resíduos sólidos e 16,46 toneladas de materiais recicláveis.

Ações Inclusivas

O palco do Marco Zero contou com tradução em Libras e Audiodescrição. A pessoa com deficiência que foi prestigiar os shows nos polos espalhados pelo Recife também contou com um espaço acessível em frente ao palco.

A Secretaria da Mulher realizou 22 mil abordagens preventivas durante o carnaval, distribuindo 50 mil exemplares do manual 'Como Não Ser Um Babaca No Carnaval'. Além disso, 30 mil leques com informações em português e 15 mil inglês foram entregues, além de 10 mil adesivos.

A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade foi visitada por cerca de 200 foliões, que receberam atendimento acessível com intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade.

Galo da Madrugada

O Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada, montado no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, recebeu 400 foliões, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Ao todo, segundo a organização do bloco, o Galo ultrapassou este ano a marca de mais de 2,5 milhões de foliões em seu percurso de 6,5 quilômetros pelas ruas do centro do Recife. 

Com nove horas ininterruptas de música ao vivo, o desfile foi tomou conta das ruas no Sábado de Zé Pereira.

Frevo toma conta das ruas do Recife com passagem do Galo da Madrugada:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade