Carnaval: veja como usar glitter nos cabelos sem causar danos
O acúmulo do produto no couro cabeludo pode prejudicar a saúde dos fios; especialista explica como prevenir
O glitter já é um acessório considerado obrigatório no figurino de Carnaval, sendo utilizado especialmente na maquiagem. No entanto, muitas meninas também têm o costume de aplicá-lo nos cabelos, principalmente em penteados como o sleek hair.
Mas, embora deixe o look ainda mais incrível, o excesso de glitter nas madeixas pode causar danos ao couro cabeludo, conforme explica a dermatologista e tricologista, Ana Carina Junqueira.
Segundo a especialista, o acúmulo do produto nessa região pode deixar os fios frágeis, quebradiços e ressecados. Por isso, é importante removê-los completamente dos cabelos após o uso.
"Na hora de remover, a dica é: não entrar com os cabelos diretamente no chuveiro, muito menos passar o shampoo antes de escovar com um pente mecha por mecha, para retirar o máximo possível da purpurina antes da higienização", orienta.
Qual glitter usar nos cabelos?
Para quem não abre mão de um bom glitter nos cabelos, a especialista recomenda utilizar a opção biodegradável e, preferencialmente, sem parabenos. Além de menos tóxico e prejudicial ao meio ambiente, o produto não causa alergias e ainda é mais fácil de remover dos fios.
Outra dica da médica é apostar na recuperação dos fios após o feriadão de Carnaval. "O glitter, assim como a exposição excessiva ao sol, suor, água do mar ou piscina durante dias, certamente causarão danos aos cabelos. Portanto, para desintoxicar e eliminar todos os resíduos de forma saudável do couro cabeludo e dos fios, vale fazer uma terapia capilar, com uma boa dose de hidratação", conclui.