Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como criar seu próprio bloco de carnaval?

Conheça as etapas que você deve seguir para conseguir colocar seu bloco na rua

22 fev 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Bloco Raparigueiros agita foliões nesta terça de carnaval no DF
Bloco Raparigueiros agita foliões nesta terça de carnaval no DF
Foto: Agência Brasil

Depois de dois anos sem carnaval, ao que parece, em 2023 foi possível matar um pouco da saudade da festa. Trios, blocos e fanfarras animaram foliões por todo o Brasil -- dos circuitos mais tradicionais, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, até aqueles não tão famosos assim, como no Distrito Federal.

Embora a grandiosidade dos trios sugira o contrário, não é impossível que qualquer pessoa tenha seu próprio bloco de carnaval. Não é de graça, nem só colocar uma banda entre cordas na rua, mas o passo a passo a ser seguido não é tão difícil assim. 

Veja abaixo o que fazer para ter um bloco de carnaval.  

Não faça sozinho

Assim como uma andorinha sozinha não faz verão, convença seus amigos a se movimentarem com você nesse projeto. Escolham um tema para a festa, e podem até já chamar um artista. Imprima a identidade do projeto, defina cores e crie um estandarte. 

Fale com a prefeitura

Para ter um bloco oficial, é preciso autorização da prefeitura para colocá-lo na rua. A gestão do município lança um edital com regras que devem ser seguidas. Em troca, você poderá ter ajuda com banheiros, segurança e trânsito. Vale reforçar que, se estiver fora da lei, sua festa poderá ser interrompida.

Música

Essa é a hora em que separamos as crianças dos adultos. Cuide da música que irá animar seus foliões, a começar pelo trio elétrico. Atualmente, uma diária não sai por menos de R$5 mil, por isso é importante juntar a galera. Mais fácil quando todo mundo quebra os cofrinhos, não?

Outra opção é investir numa bateria. Mas é preciso pesquisar bons músicos, para não fazer feio na avenida. 

Patrocínio é uma alternativa

Busque patrocinadores para seu bloco, seja com grandes marcas ou comércios locais, lembrando sempre de seguir as regras da prefeitura. Uma fonte de renda importante pode ser a venda de abadás, snacks e bebida nos ensaios abertos. No bloco em si, somente ambulantes registrados podem trabalhar.

Divulgue o bloco

Esse será o ponto-chave do seu evento: a divulgação. Prepare publicações nas redes sociais, crie um evento, marque e chame a galera. Use todas as plataformas possíveis, sem deixar o famoso ''boca a boca'' de lado. Agora, se o seu desejo é de fazer um bloco menor, para amigos e convidados, busque apoio da vizinhança.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade