Como criar seu próprio bloco de carnaval?
Conheça as etapas que você deve seguir para conseguir colocar seu bloco na rua
Depois de dois anos sem carnaval, ao que parece, em 2023 foi possível matar um pouco da saudade da festa. Trios, blocos e fanfarras animaram foliões por todo o Brasil -- dos circuitos mais tradicionais, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, até aqueles não tão famosos assim, como no Distrito Federal.
Embora a grandiosidade dos trios sugira o contrário, não é impossível que qualquer pessoa tenha seu próprio bloco de carnaval. Não é de graça, nem só colocar uma banda entre cordas na rua, mas o passo a passo a ser seguido não é tão difícil assim.
Veja abaixo o que fazer para ter um bloco de carnaval.
Não faça sozinho
Assim como uma andorinha sozinha não faz verão, convença seus amigos a se movimentarem com você nesse projeto. Escolham um tema para a festa, e podem até já chamar um artista. Imprima a identidade do projeto, defina cores e crie um estandarte.
Fale com a prefeitura
Para ter um bloco oficial, é preciso autorização da prefeitura para colocá-lo na rua. A gestão do município lança um edital com regras que devem ser seguidas. Em troca, você poderá ter ajuda com banheiros, segurança e trânsito. Vale reforçar que, se estiver fora da lei, sua festa poderá ser interrompida.
Música
Essa é a hora em que separamos as crianças dos adultos. Cuide da música que irá animar seus foliões, a começar pelo trio elétrico. Atualmente, uma diária não sai por menos de R$5 mil, por isso é importante juntar a galera. Mais fácil quando todo mundo quebra os cofrinhos, não?
Outra opção é investir numa bateria. Mas é preciso pesquisar bons músicos, para não fazer feio na avenida.
Patrocínio é uma alternativa
Busque patrocinadores para seu bloco, seja com grandes marcas ou comércios locais, lembrando sempre de seguir as regras da prefeitura. Uma fonte de renda importante pode ser a venda de abadás, snacks e bebida nos ensaios abertos. No bloco em si, somente ambulantes registrados podem trabalhar.
Divulgue o bloco
Esse será o ponto-chave do seu evento: a divulgação. Prepare publicações nas redes sociais, crie um evento, marque e chame a galera. Use todas as plataformas possíveis, sem deixar o famoso ''boca a boca'' de lado. Agora, se o seu desejo é de fazer um bloco menor, para amigos e convidados, busque apoio da vizinhança.