É possível curtir o Carnaval sem ressaca! Saiba como
Remédios não curam a ressaca, apenas hidratação e repouso. Médica ensina também a como prevenir o desconforto
Quem está se preparando para curtir o Carnaval precisa ter algo em mente desde já: é comum ter ressaca, mas ela é totalmente prevenível. Parece que o desconforto é inevitável, porém uma alimentação adequada e bastante hidratação podem afastar o fantasma das dores de cabeça e dos enjoos no dia seguinte. Afinal, a folia não dura um dia só, e por isso é preciso ter disposição para encarar toda a programação do feriado.
O que causa a ressaca?
A médica endocrinologista e metabologista Dra. Paula Pires explica o que causa a ressaca: "Para absorver e metabolizar grande quantidade de bebida alcoólica, o organismo tem de se desdobrar e acaba sobrecarregando outros órgãos no processo. O fígado sofre mais por produzir as enzimas que ajudam na absorção do álcool. Além disso, demora a entender que deve parar de trabalhar", afirma a especialista.
"Então, quando o álcool já se foi, a concentração dessas enzimas, que são muito tóxicas, ainda é alta, o que gera um desequilíbrio. O sistema nervoso, que se adequou a esse ritmo errado do corpo, acompanha a crise de abstinência. O resultado geral é dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e extremo cansaço", detalha a médica.
Como curar uma ressaca?
De acordo com a profissional, nenhum remédio pode curar ou acelerar o metabolismo do álcool no organismo. "De nada adianta: banho frio, café, chás, produtos com cheiro forte ou qualquer outra medicação caseira. O essencial é hidratação, carboidratos e bastante repouso. Habitualmente, a ressaca melhora até o final do dia", aconselha.
Ela explica que o que alguns medicamentos fazem é aliviar os sintomas (analgésicos, antiácidos ou anti-histamínicos). Para quem está com desidratação, sucos, água-de-coco e isotônicos (sem álcool) repõem água, sais minerais e vitaminas perdidos. Ainda segundo a especialista, o refrigerante não hidrata, mas ajuda contra a queda da glicose.
Após a bebedeira, a médica aconselha principalmente o repouso. A ingestão de água e suco durante todo o dia diminui o tempo de recuperação. Além disso, Paula recomenda comer refeições leves, como frutas e verduras. "Prefira sopas e caldos, evitando alimentos gordurosos", orienta a metabologista.
É possível prevenir o desconforto! Saiba como
A resposta é sim. A especialista dá algumas dicas que podem evitar novos episódios de ressaca no futuro - o que com certeza será útil para eventos além do Carnaval. Confira:
- Nunca beba com estômago vazio, pois o álcool cai na corrente sanguínea em 30 min;
- Tome devagar e sempre depois de ingerir alimentos com proteínas e carboidratos;
- Uma alternativa é beliscar durante a bebedeira, pois isso ajuda a retardar a absorção;
- Beba muita água antes, durante e depois do consumo de álcool. Esta é a melhor dica;
- Toda vez que urinar, beba água, suco, isotônico ou refrigerantes (com açúcar, último caso);
- Beba muitos líquidos ao acordar e, se não tomar café sempre, evite-o, pois é diurético.