Prefeito do Rio entra na polêmica e afirma: 'Bloquinho é o caramba!
Político afirma que ninguém chama escolinha de samba e que não tem porquê chamar bloquinho
É bloco ou bloquinho? A polêmica está no ar, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), toma partido mais uma vez no assunto. Em uma entrevista à imprensa realizada nesta terça-feira,14, para apresentar a infraestrutura da cidade para o carnaval, Paes falou que "bloquinho é o caramba" e disse também que a folia é uma festa organizada.
"Aqui a gente instituiu a bagunça organizada. Tudo tem uma razão de ser. Não chamamos escola de samba de escolinha. Por que vamos chamar os blocos?", alfinetou durante entrevista concedida no Museu de Arte do Rio, no centro da cidade.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal ainda citou o artigo Bloquinhos não passarão!, escrito por Arthur Muhlenberg. O texto publicado no canal F5 da Folha de S.Paulo defende o uso da palavra 'bloco' e afirma que "bloquinhos podem ser muito úteis para anotações ligeiras, listas de supermercado e jogo da velha, mas não riscam o chão de poesia."
Para embasar a sua opinião, o autor, que é publicitário, cita o livro Dicionário da História Social do Samba, de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas, obra já reconhecida entre a intelectualidade que estuda o samba e o seu impacto social.
Não é a primeira vez que Eduardo Paes participa dessa discussão. Semana passada, o prefeito repreendeu publicamente a pessoa responsável por publicar os posts no perfil oficial da prefeitura no Twitter. Na intervenção, ele falou, em tom de brincadeira, que até demitiria o funcionário.
Veja postagem:
Eu ia demitir mas fui convencido a só deixar de plantão. Eu hein! Bloquinho é o ….. https://t.co/6OL5oDbfhj
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 5, 2023
O Arthur Muhlemberg diz o que eu queria dizer só que com sofisticação e conteúdo! Agradeço! “Bloquinhos não passarão!” https://t.co/uj4DF8iqmN
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 14, 2023