Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tradição e muito samba: conheça a origem do Camarote Bar Brahma de São Paulo

Desde 2001 na avenida, o evento já recebeu cerca de 400 mil pessoas ao longo dos 20 anos

15 fev 2023 - 16h13
(atualizado em 16/2/2023 às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Camarote irá receber até 6,5 mil pessoas por dia neste ano
Camarote irá receber até 6,5 mil pessoas por dia neste ano
Foto: Divulgação/Camarote Bar Brahma

Após um carnaval fora de época que amenizou a saudade de dois anos sem folia por causa da pandemia, o Camarote Bar Brahma vai mais uma vez marcar presença no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, mostrando toda a sua tradição nessa nova edição. Entre as atrações que marcam os 22 anos do espaço estão Zeca Pagodinho, Péricles, Sorriso Maroto, Diogo Nogueira, Pixote e Ivete Sangalo. O Terra terá um estúdio dentro do camarote e receberá convidados especiais nos dias 17, 18, 19 e 25 de fevereiro, além de transmitir ao vivo a programação de shows.

Hoje, não é possível falar do sucesso do CBB sem mencionar a sua história, que é de longa data. O camarote é derivado do Bar Brahma, que começou a funcionar em 1948, mas fechou as portas na década de 90 em função da decadência do Centro de São Paulo. Em 2001, ele foi reinaugurado e, depois de um mês de reabertura, surgiu o convite de estar na Avenida no período carnavalesco.

"Quando a gente reabriu, não existia redes sociais. A forma que encontramos, na verdade, foi uma oportunidade que apareceu para fazermos um camarote na Avenida, um mês após a reabertura do bar. A gente acabou abraçando essa oportunidade, como uma forma de chamar a atenção para a reabertura do bar", explica Caire Aoas, sócio da Diverti, produtora do camarote.

Camarote promete várias atrações imperdíveis
Camarote promete várias atrações imperdíveis
Foto: Divulgação/Camarote Bar Brahma

Em resumo, o Camarote Bar Brahma nasceu como vitrine para o bar recém-reinaugurado. Naquela época, o carnaval paulistano não era tão "sofisticado" como é hoje, conforme aponta Aoas, e não havia camarotes nos moldes do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, ele passou a crescer como a folia de São Paulo.

"Tem uma relação muito simbiótica do carnaval de São Paulo com o Camarote Bar Brahma, que acabou sendo um espaço onde a sociedade podia vir a assistir aos desfiles, que até então não existia", relembra.

No início, o espaço era aberto somente para mil pessoas, todos convidados. Aoas afirma que era um evento em que se investia muito dinheiro, sem qualquer retorno financeiro. "Era uma ação totalmente institucional".

Foto: Reprodução/Camarote Bar Brahma

Ao longo do tempo, o camarote foi moldado para se tornar financeiramente viável e começou a vender ingressos, além de ações do corporativo e ativações de marca. Com o passar do tempo, o Camarote Bar Brahma passou a receber mais de  25 a 28 mil pessoas pessoas por ano.

"A gente entrega para as pessoas curtirem, se divertirem. Não é um camarote pensado para o bem das marcas somente, pelo contrário. A gente pensa muito nas pessoas que vêm para cá para se divertir. A gente é meio incansável nessa busca de todo ano tentar evoluir um pouco o Camarote para ele ser mais legal", diz ele. "No final, é isso. Isso é um pouco do resultado que a gente vem conseguindo das pessoas estarem voltando. O nível de recorrência é grande, as pessoas voltam em grupo, e isso é muito legal".

Celebração após dois anos sem Carnaval

Em 2021, o Camarote Bar Brahma completou 20 anos, mas não pôde celebrar o aniversário da maneira esperada devido à pandemia da covid-19. Mas neste ano, assegura Aoas, a celebração será ainda mais gostosa, cheia de samba, e muita alegria.

"Esse ano é especial, porque é um ano de retomada de verdade, da vida, vamos dizer assim. Eu acho que carnaval tem uma simbologia importante para isso, porque foi no Carnaval que tudo fechou. O evento é um pouco essa expressão de alegria, da liberdade, da socialização. Acho que o carnaval tem uma representatividade muito grande nisso tudo", acrescenta. 

Foto: Divulgação/Camarote Bar Brahma

A expectativa é de receber 6.500 pessoas em cada um dos quatro dias de evento. "A gente percebe que existe uma demanda grande para as pessoas irem para o carnaval, mesmo o carnaval acontecendo no Brasil inteiro", finaliza.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade