Blocos de Carnaval BH: conheça os mais importantes
Pensando em aproveitar a folia na capital mineira? Confira as datas e os locais dos principais blocos de Carnaval de BH.
Com a chegada de fevereiro, muitas pessoas já começam a expectativa e os preparativos para curtir o Carnaval em todo o país.
Quem não pode, ou não quer viajar, tem nos bloquinhos de rua boas opções de para aproveitar os dias de folia.
Pensando nisso, separamos os principais blocos de Carnaval de BH!
Blocos de Carnaval BH
1 - Pé com Pé
A folia começa já no próximo sábado, dia 15, com o bloco Pé Com Pé. Partindo da Rua Praça Da Comunidade, no bairro Dom Cabral, o bloco começa às 8h30 da manhã.
O bloco Pé com Pé é uma opção perfeita para quem quer levar a família que não é muito apegada ao Carnaval, especialmente crianças, visto que o Bloco surgiu da união de familiares que desejam inserir os pequenos nos espaços públicos e curtir o Carnaval com segurança.
Serão cerca de 60 batuqueiros, entre eles adultos e crianças, tocando marchinhas, canções populares e infantis.
2 - Baianas Ozadas
Um dos principais blocos de Belo Horizonte é o Baianas Ozadas, que possui mais de 10 anos de história, sempre buscando trazer um pouco da Bahia para o centro de Minas Gerais. Tradicionalmente, o Bloco parte da avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, no Centro da capital mineira.
Esperado para o dia 2 de março, o tema do bloco em 2025 é “Mulher, você gera o mundo” e terá uma forte campanha contra o assédio. Em 2018, o bloco chegou a ser seguido por mais de 650 mil pessoas, sendo um dos mais tradicionais.
3 - Beiço do Wando
Um dos mais conhecidos de Belo Horizonte é o tradicional Beiço do Wando, que está completando 10 anos em 2025. Substituindo o axé pelo brega, o bloco homenageia o cantor mineiro com cerca de 350 músicos na bateria. O tema de 2025 é “Quero vê-la sorrir”, uma das principais letras do cantor que dá nome ao bloco.
Em 2025, o Beiço do Wando acontecerá no domingo, 2 de março, na Avenida Brasil, 1193, no bairro Santa Efigênia. A concentração do bloco está marcada para às 9 da manhã.
4 - Bloco da Calixto
Outro bloco importante na capital mineira é o Bloco da Calixto, comandado pela cantora e sambista Aline Calixto. Conhecido pela variedade musical, o bloco é agitado pela banda da cantora, e toca diversos ritmos para agitar a multidão de foliões.
Este será o décimo desfile do bloco, mas já conta com 12 anos de existência. O Bloco da Calixto contará com atividades pré-desfile fora de BH e em comemoração aos 10 anos.
O cortejo acontece no dia 01 de março, sábado, partindo tradicionalmente da Avenida Getúlio Vargas, na Savassi.
5 - Funk You
O Carnaval é tradicionalmente marcado pelo axé e pelas marchinhas, mas há também blocos para quem prefere ritmos específicos. Em Belo Horizonte, quem prefere ouvir funk pode encontrar o Funk You.
Desfilando desde 2017, o bloco atrai o público jovem e conta com dançarinos da Ala do Passinho. Tocando funks clássicos dos anos 90 até aos hits mais atuais. O tema deste ano homenageia a Furacão 2000, uma das principais equipes de funk do país, responsável pelo crescimento do gênero no Rio de Janeiro.
O bloco Funk You irá partir da Avenida Afonso Pena, no Centro de BH, às 10 da manhã do dia 4 de março, terça-feira.
6 - Então, Brilha!
Completando 15 anos, o bloco é inspirado no poema de Vladimir Maiakovski e na música Gente, de Caetano Veloso. Um dos principais pontos defendidos pelo “Então, Brilha!” são lutas contra o assédio, machismo, racismo e LGBTfobia.
O tema de 2025 é “raízes do futuro” e incentiva a conexão dos foliões com suas origens e ancestralidade, para buscar a construção de um futuro inclusivo.
Com as chamativas cores amarelo e rosa, o bloco “Então, Brilha!” terá concentração na Rua Curitiba, no centro de Belo Horizonte, às 6 da manhã do dia 01 de março. Entretanto, o bloco fará “esquentas” nos dias 13 e 20 de fevereiro para quem quiser aproveitar o pré-carnaval.
7 - Pisa na Fulô
Quem prefere um forró também terá opções para curtir o carnaval de Belo Horizonte. O Pisa na Fulô completa 10 anos em 2025 e promete reunir mais de 100 mil pessoas no cortejo pela cidade.
Hoje, o Pisa na Fulô conta com trio elétrico, figurinos temáticos, alas de performance e até de perna-de-pau.
O bloco irá se concentrar na terça-feira, 4 de março, às 16h na Vila 710 em São Joaquim. Haverá também ensaio aberto no domingo, 16 de fevereiro, das 10 às 22h no Mercado de Santa Tereza, na Rua São Gotardo, com entrada gratuita.
8 - Havayanas Usadas
Um dos megablocos de Belo Horizonte é o Havayanas, nascido após separação de parte do Baianas Ozadas. Hoje, os dois são blocos importantíssimos da capital mineira. Com repertório baseado em axé music dos anos 90 e 2000, o bloco ainda não teve tema ou data confirmada.
Tradicionalmente, o bloco parte das proximidades do metrô do bairro Santa Tereza na Avenida dos Andradas e vai até o bairro do Horto. Com 170 músicos e até ala coreografada, o Havayanas pode ser um pedaço de Salvador em BH.
Haverá um evento pré-carnaval já neste fim de semana, no sábado, dia 15, na Rua Francisco Soucasseaux, 54, Lagoinha.
9 - Quando come se lambuza
Outro bloco muito importante do Carnaval de BH é o Quando come se lambuza, também chamado apenas de “QCSL”. Com desfile marcado para o dia 01/03 às 9 da manhã, a concentração será na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua São Paulo, bem no centro de BH e próximo das estações Central e Lagoinha do Metrô, facilitando o acesso dos foliões.
O tradicional bloco conta com mais de 180 músicos na sua banda para agitar o público e promete trazer o clima das escolas de samba para a capital mineira. O bloco conta ainda com equipe de dança e cheerleading.
Agora que você já conhece quais são blocos de Carnaval de BH e sabe por onde devem desfilar, siga acompanhando o Entretê para se manter atualizado sobre o Carnaval 2025!