Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carnaval 2024 no Rio de Janeiro: veja a programação dos blocos de rua

Saiba como conferir a programação completa dos blocos de rua da folia carioca, que promete atrair 5 milhões de foliões

24 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2024 reserva 10 megablocos com destaques para Fervo da Lud, Bloco da Anitta, Cordão do Bola Preta, Chá da Alice e da Gold. Evento ocorre entre 11 e 26 de fevereiro.
Carrossel de Emoções foi o primeiro megabloco de 2024 no RJ
Carrossel de Emoções foi o primeiro megabloco de 2024 no RJ
Foto: Foto: Fernando Maia | Riotur

Com o carnaval de rua já em andamento e com centenas de opções, pode ser difícil escolher os blocos ideais para curtir a folia no Rio de Janeiro. Ainda mais que, em 2024, a cidade promete um número recorde de megablocos, aqueles que atraem mais de 100 mil pessoas.

Por isso, o Terra traz uma lista com destaques da programação do carnaval de rua carioca e, ao longo dos dias de festa, fará uma cobertura especial dos principais eventos. 

Melhores blocos do Rio de Janeiro 

A Prefeitura do Rio de Janeiro prevê cerca de 453 blocos de carnaval em 2024. Este número pode mudar, já que depende das autorizações de órgãos públicos e da confirmação dos próprios blocos inscritos.  

A logística da festa teve mudanças em relação ao ano passado. Os desfiles no Centro da cidade aumentaram de 119 para 128. Já a Zona Sul terá 98 blocos, enquanto Barra da Tijuca, Recreio e Vargens terão 12 cada. 

Data e locais dos principais blocos 

O número de megablocos também aumentou na comparação com 2023: de 8 para 10. Os destaques ficam para o tradicional bloco Cordão da Bola Preta, Monobloco, Bloco da Anitta e o Fervo da Lud

Este ano, o famoso Bloco da Preta não participará das comemorações, mas a cantora Preta Gil --que se recupera de um câncer no instestino--  será homenageada em um dos megablocos, o Bloco da Favorita.  

O carnaval de rua do Rio de Janeiro já teve início no último dia 11, mas termina só em 26 de fevereiro. Confira abaixo o calendário dos megablocos cariocas para se programar para a festa: 

  • Carrossel de Emoções  

Dia: 20/01 - Sábado

Onde: Rua Primeiro de Março - Centro 

Bloco que ficou famoso por tocar grandes sucessos dos anos 1990 e 2000 e misturar música pop, samba, pagode e funk desde 2012. 

  • Bloco Chá da Alice 

Dia: 21/01 - Domingo 

Onde: Rua Primeiro de Março - Centro 

Pela primeira vez no circuito dos blocos de rua da cidade, Daniela Mercury leva seus hits para o centro do Rio de Janeiro. 

  • Bloco da Gold 

Dia: 27/01 - Sábado  

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro De Março, 66) – Av. Pres. Antônio Carlos, 61 – Av. Pres. Antônio Carlos, 375. 

Festa eclética contará com estreia do cantor Leo Santana nos blocos do RJ, sucesso do pagode baiano. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 12h. 

  • Bloco da Lexa  

Dia: 28/01 - Domingo  

Onde: R. Primeiro de Março, 57 – Av. Pres. Antônio Carlos, 375.

Lexa comenda uma festa com participações confirmadas de Tati Quebra Barraco, Thiago Pantaleão e Treyce. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 12h.

  • Bloco Chora Me Liga  

Dia: 03/02 - Sábado  

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro De Março, 66) – Av. Pres. Antônio Carlos, 607 – Av. Pres. Antônio Carlos, 375. 

Maior bloco de estilo sertanejo do Rio de Janeiro, que embala milhares de foliões com o ritmo da viola e da marchinha. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 12h.

  • Bloco da Favorita homenageia Bloco da Preta  

Dia: 04/02 - Domingo  

Onde: Avenida Presidente Antonio Carlos - Centro 

Um verdadeiro baile funk a céu aberto, seguido por milhares de pessoas todo ano e que costuma receber celebridades cantando e dançando no trio elétrico. A concentração começa a partir das 7h.

  • Cordão da Bola Preta  

Dia: 10/02 - Sábado  

Onde: Centro Cultural Banco Do Brasil (R. Primeiro De Março, 66) – Av. Pres. Antônio Carlos, 375.

Nome mais tradicional do Carnaval carioca, bloco centenário desfila na avenida com as cores brancas e pretas e uma banda formada por percussão e metais. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 13h.

Fervo da Lud  

Dia: 13/02 - Terça-feira  

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, R. Primeiro de Março, 66 – Av. Pres. Antônio Carlos, 61 – Av. Pres. Antônio Carlos, 375.

A cantora Ludmilla sobe no trio e agita multidões pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 13h.

Daniela Mercury estreou nos blocos de rua do RJ
Daniela Mercury estreou nos blocos de rua do RJ
Foto: Foto: Fernando Maia/Riotur

Bloco da Anitta  

Dia: 17/02 - Sábado  

Onde: R. Primeiro de Março, 1 – Av. Pres. Antônio Carlos, 12 – Praça do Expedicionário, 1383 . 

Criado pela cantora Anitta, o bloco costumava se chamar Bloco das Poderosas e desfila pelo Rio de Janeiro desde 2016. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 12h.

Monobloco  

Dia: 18/02 - Domingo  

Onde: R. Primeiro de Março, 57 – Praça Ana Amélia, 13.

Ao incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba desde 2000, o Monobloco hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo. O início da concentração será às 7h e a dispersão, às 12h.

Aplicativo Partiu Bloquimmm 

A agenda oficial de blocos e informações sobre organização estão no aplicativo Partiu Bloquimmm, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta ajuda a localizar os blocos por geolocalização. Os foliões também poderão buscar as informações   

Distribuição de água e infraestrutura 

Para que os blocos aconteçam de forma organizada, a infraestrutura será reforçada. Haverá 34 mil banheiros químicos pela cidade, sendo 10% voltados para o público PCD (Pessoas com Deficiência). 

Haverá ainda pontos de distribuição de água. "Apesar de não ser uma obrigatoriedade, no caso dos eventos abertos, a prefeitura e o governo do estado vão ofertar água, com pontos de hidratação espalhados ao longo dos blocos. Vão ter aguadeiros da Cedae e teremos carros-pipa que vão ajudar a refrescar os foliões que vierem para curtir o Carnaval do Rio", destacou o presidente da Riotur, Ronnie Costa, em coletiva de imprensa no último dia 4. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade