Carnaval: 3 cuidados essenciais com a pele na folia
Poucas pessoas se lembram de cuidar da pele da maneira necessária no Carnaval, mas isso é essencial para não ter problemas
Pode se preparar para a folia: o Carnaval já está quase aí! Porém, se tem uma coisa que muitas pessoas negligenciam durante essa festança são os cuidados com a pele. De acordo com a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento Dra. Elodia Avila isso é um grande erro, já que justamente nesse período a pele fica muito exposta a diversas situações perigosas.
"Se divertir é um dos pilares de uma longevidade saudável e uma melhor qualidade de vida, mas tudo deve ser feito com moderação e com a atenção necessária para garantir uma pele saudável também para os próximos Carnavais", afirma a idealizadora e apresentadora do podcast "O segredo da Longevidade".
Muitas pessoas, por exemplo, usam e abusam da maquiagem no Carnaval, sem se atentar para os cuidados que devem vir junto com ela. "Podem surgir problemas em relação ao mau uso, como excesso, falta de limpeza após o uso, má escolha de marcas, entre outros", diz a Dra. Elodia. Há ainda a questão dos raios solares, aos quais pessoas em festas e blocos de rua ficam expostas.
Quer saber mais sobre os cuidados essenciais com a pele no Carnaval? Conheça três a seguir:
Use marcas de qualidade
Às vezes, por acharem que só vão usar algum produto de make durante o Carnaval, as pessoas comprar versões bem mais baratas e sem tanta qualidade. Acontece principalmente com as tintas coloridas e os brilhos mais chamativos. Todavia, essa não é uma escolha tão acertada.
"Não é por que tudo é uma brincadeira e algumas cores e brilhos serão usadas apenas nessa ocasião que os cuidados com a sua escolha devem ser menores", comenta a Dra. Elodia.
Maquiagens de procedência duvidosa causam irritações, alergias, descamação e conjuntivite. Em certos casos, até problemas oculares mais graves. Por isso, esteja atento.
Não deixe de lado a limpeza
Quem nunca chegou tarde em casa e sentiu aquela preguiça de lavar o rosto e tirar a make antes de dormir, ainda mais depois da folia, não é mesmo? Entretanto, de acordo com a cirurgiã plástica, isso pode fazer bem mal para a pele e não é nada recomendado, mesmo apenas nessa ocasião.
"Apesar de às vezes ser deixada de lado, a limpeza da pele deve sempre ser feita", afirma. Dormir de maquiagem contribui para o ressecamento e envelhecimento da cútis.
Cuidado com a exposição solar
"A exposição aos raios solares pode prejudicar a saúde da pele e gerar manchas e queimaduras", explica a Dra. Elodia. Ou seja, nada de se esquecer do protetor solar nesse período, viu? Vale lembrar que o produto precisa ser reaplicado a cada duas ou três horas para não perder o efeito.