Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carnaval Recife e Olinda: saiba como aproveitar a folia com acessibilidade

Serviço de locomoção, camarotes e áreas exclusivas para pessoas com deficiência curtirem a festa com segurança

4 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Galo da Madrugada 2023
Galo da Madrugada 2023
Foto: Wesley D'Almeida/PCR

O carnaval é uma expressão popular que é apreciada pela maioria das pessoas, em todo território nacional. No entanto, a alegria da festa carnavalesca pode se tornar transtorno para quem possui alguma deficiência, devido a falta de acessibilidade das festividades. 

No carnaval de Recife e Olinda, as prefeituras das cidades irmãs têm pensando em espaços inclusivos, que contam com adaptação pensada para PcDs. Veja abaixo como participar:

Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada

No Recife, os foliões com deficiência podem solicitar uma vaga no Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada, instalado em ponto estratégico na Avenida Dantas Barreto. O ambiente conta com 200 vagas destinadas a PcDs e acompanhantes, com atividades das 8h às 17h no dia 11 de fevereiro.

O espaço é preparado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual e visual. O espaço é adaptado com rampa, corrimão, banheiro, piso tátil, intérprete de libras e audiodescrição. 

Para participar, é preciso se inscrever por meio do formulário disponibilizado na página do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/), os interessados poderão se inscrever até o dia 1° de fevereiro, anexando comprovante de residência e documento comprobatório da deficiência. 

O sorteio das vagas será realizado de forma democrática via internet, no dia 5 de fevereiro, às 8h, no canal do YouTube da TV Conecta Recife.

Aurora dos Carnavais, Recife
Aurora dos Carnavais, Recife
Foto: Sérgio Bernardo - PCR Imagem

Acessibilidade no carnaval do Recife

O polo de carnaval do Marco Zero, no Recife, terá mais uma vez a área reservada a foliões com deficiência, da quinta (8) até a terça-feira (13), em frente ao palco.  Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2024 contarão com espaço acessível para receber foliões com deficiência.

Na Central do Carnaval, na rua do Observatório, haverá tradutores de libras na central de serviços, além de cardápios em braile na arena gastronômica. Nos palcos de apresentações, intérpretes também darão um show junto aos artistas. 

Para ter acesso ao frontstage dos palcos do Marco Zero e do Rec Beat, no Cais da Alfândega, os usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida poderão contar com o serviço Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado.

 O serviço é gratuito e funcionará durante todo o Carnaval, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. O trajeto terá o embarque em frente à estação do BRT, no Cais do Apolo, próximo à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será na Avenida Alfredo Lisboa, onde fica o palco principal do Carnaval do Recife. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

Camarote da Acessibilidade no carnaval de Olinda

O Camarote da Acessibilidade terá um espaço destinado a PcDs, que proporciona aos participantes uma visão privilegiada da folia, além de serviços essenciais que garantem uma experiência completa. O ambiente funcionará do dia 10 a 13 de fevereiro, na Avenida Liberdade, Praça do Carmo, das 8h às 16h.

Dentro do camarote, os foliões terão acesso a lanches, água e instalações sanitárias inclusivas, assegurando que possam desfrutar da festa com comodidade e sem preocupações.

As vagas são limitadas a 60 por dia e as inscrições vão até o dia 6 de fevereiro, pelo link https://wa.link/4tzvg1, no WhatsApp, através do telefone (81) 98990.4633. Cada participante pode escolher dois dias de folia no espaço.

Para participar, é necessário que o folião apresente os seguintes documentos: Nome, endereço, RG, CPF, contato e tipo de deficiência para a pessoa com deficiência. Para o acompanhante é necessário: RG e CPF.

Pensando na comodidade dos foliões, uma van estará à disposição em dois pontos estratégicos: no Complexo de Salgadinho, abaixo do viaduto, e em frente à Delegacia do Varadouro.

Confira 10 lugares tranquilos para viajar no carnaval Confira 10 lugares tranquilos para viajar no carnaval

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade