Casinha da Roça anima Carnaval de São Luís
Eveline Lopes
Direto de São Luís
Em tempos de Carnaval movido a trio elétrico, um velho caminhão faz sucesso nas ruas do centro de São Luís (MA) neste período. É a Casinha da Roça, tradição que dura mais de 60 Carnavais.
» Veja pôsteres das musas do Carnaval
» Veja as "proibidonas" do Carnaval
» vc repórter: mande fotos e relatos do Carnaval em sua cidade
Em 1946, um grupo de amigos se juntou para cobrir com palha um antigo caminhão. Na carroceria, eles recriaram o cenário de uma casa típica do interior do Maranhão. Frutas penduradas, peneiras, copos de farinha, plantas e um clima bucólico formam a Casinha da Roça.
Dentro do caminhão, há algumas coreiras, como são chamadas as dançarinas do Tambor de Crioula, e os tocadores de tambor, que seguem dançando. Em algumas paradas, os brincantes descem do caminhão e animam quem acompanha o cortejo.
As particularidades do Carnaval maranhense têm encantado o público de diversas partes do Brasil e do exterior. A turista Marion Cruaud foi com o namorado conhecer o Carnaval da única capital brasileira fundada por franceses, após ganhar uma promoção de uma rádio latina na França.
"Participaram milhares de franceses que se entusiasmaram com a idéia de vir ao Brasil", disse o locutor da rádio, o francês Mario Scodinu, casado com a cantora maranhense Anna Torres, quem o inspirou a idealizar a promoção.
O grupo esteve nas apresentações das escolas de samba desta noite. Mesmo com a pequena quantidade de recursos para o desfile, a festa animou os visitantes. "É muito legal o Carnaval do Maranhão", disse Marion, a turista francesa.