Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com superlotação e focos de som espalhados pelo bloco, Carmelitas abre carnaval do Rio

Expectativa era atrair 10 mil foliões, no entanto, público enfrentou dificuldades para se locomover durante o circuito

28 fev 2025 - 16h20
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Bloco das Carmelitas reúne milhares de foliões no RJ
Bloco das Carmelitas reúne milhares de foliões no RJ
Foto: Matheus de Carvalho/Terra

Cravando a abertura do fim de semana oficial do carnaval 2025, o Bloco Carmelitas movimentou as ladeiras de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira, 28. A expectativa era de reunir 10 mil foliões, porém o público enfrentou dificuldade para acompanhar o circuito devido à superlotação.

Para muitas das pessoas presentes, a experiência foi de ouvir apenas as caixas de som levadas por foliões espalhadas pelo trajeto. Sob o mote de celebrar seus 35 anos de tradição na folia carioca, o bloco tomou partida por volta das 14h, na rua Hermenegildo de Barros e seguiu até a rua Almirante Alexandrino.

Isso em um circuito marcado por um público diverso, de várias tribos e faixas-etárias. Apesar do clima geral de empolgação, muitos foliões reclamaram com amigos e familiares por não estarem conseguindo se mover e curtir da forma como haviam imaginado.

O Carmelitas, que vem como uma crescente na folia carioca desde 1990, dedicou o desfile desse ano ao cofundador Jorge Crespo, que faleceu em outubro do ano passado. O artista plástico e bonequeiro foi o criador da enorme boneca que virou mascote do bloco --a Carmelita-- e que todo ano acompanha os desfiles, ganhando um significado ainda maior em 2025.

Bloco das Carmelitas reúne milhares de foliões no RJ
Bloco das Carmelitas reúne milhares de foliões no RJ
Foto: Matheus de Carvalho/Terra

Tradição, Carmelitas terá 2º desfile no carnaval do Rio

O calendário do Carmelitas faz jus à lenda criada pelos foliões do bloco e amantes do bairro de Santa Teresa. O bairro surgiu através da fundação do Convento das Carmelitas, logo criou-se a lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do convento para curtir a festa momesca na sexta-feira e retorna à clausura na terça que precede a quarta-feira de cinzas.

É por isso que os amantes do bloco costumam se vestir de freira para o desfile. Virou tradição, assim, dois desfiles do Carmelitas durante a folia, um na sexta e o outro na terça seguinte. A próxima saída está marcada para 4 de março, de 10h às 14h, com concentração às 8h, no Largo do Curvelo, também em Santa Teresa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade