"É muita emoção": turistas exaltam alegria ao curtir o carnaval de Salvador pela 1ª vez
Folia soteropolitana começou oficialmente nesta quinta-feira, 8, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo
Milhares de foliões se concentram para acompanhar a abertura oficial do Carnaval 2024 em Salvador (BA) nesta quinta-feira, 8. O Terra acompanha o ínicio da festa, que contou com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo pelas mãos do prefeito Bruno Reis. "Declaro aberto o maior carnaval do mundo", celebrou o prefeito.
A tradicional cerimônia de abertura da folia aconteceu na Praça Castro Alves, com a presença de autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, a vice-prefeita Ana Paula Matos, e representantes dos blocos afro Ilê Aiyê, Muzenza, Banda Didá e Cortejo Afro.
A festa será aberta com encontro de trios elétricos de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê, no Centro Histórico de Salvador. Para quem acompanha o carnaval soteropolitano pela primeira vez, o sentimento é, principalmente, de emoção.
É o caso de Denison Deluqi, 42, que saiu de Cuiabá (MT) para curtir a folia soteropolitana até o dia 20 de fevereiro.
"Vou comemorar meu aniversário, dia 19, aqui", celebrou. "É muita emoção, já chorei quando cheguei ontem e vai ser emoção do começo ao fim, aí é triste quando finalizar".
Embalado ao som de Macetando, hit de Ivete Sangalo e Ludmilla, o matogrossense se diz empolgado para acompanhar as atrações. "Ivete, Claudinha, Ara Ketu, Bell (Marques), todos são maravilhoso, vamos curtir todos".
Os paulistas Bruno Batista, 28, e Kleiciane Batista, 35, contam que decidiram curtir o carnaval de Salvador de última hora. "Ele surtou e falou que queria vir para Salvador e eu vim de companhia", conta a moça.
O casal, que vai aproveitar até o dia 14, conta que se preparou há um mês para fazer a viagem: "Corremos atrás de passagem, hotel e agora estamos aqui", disse Kleiciane. Para Bruno, a música de Ivete despertou a vontade de fazer a viagem. "Eu gosto da Ivete e deu vontade de vir", afirmou.
De Belo Horizonte, as foliãs Lorena Magalhães, 35, e Bárbara Ferreira, 34, contam que começaram a se preparar para curtir o Carnaval de Salvador ainda em março do ano passado e afirmam que trata-se de realizar um sonho.
"Assim que saíram as prévias a gente já começou a comprar as coisas" contam. Lorena e Bárbara acompanharam a abertura e se dizem ansiosas para curtir os shows de Ivete e Carlinhos Brown. Elas também vão acompanhar o Parangolé no circuito Barra Ondina/Dodô.