Luto! Fábio de Mello morre no Rio de Janeiro: 'Jamais será esquecido'
Um dos maiores coreógrafos de comissão de frente, Fábio de Mello morre aos 61 anos; artista conquistou 5 títulos com a Imperatriz
O carnaval brasileiro perdeu um de seus maiores talentos na última terça-feira (28), com a morte de Fábio de Mello, aos 61 anos. Reconhecido como um dos mais influentes coreógrafos de comissão de frente, sua trajetória foi marcada por inovações que transformaram a estética das apresentações na Marquês de Sapucaí.
Qual foi a causa da morte de Fábio de Mello?
A Imperatriz Leopoldinense, agremiação à qual Fábio dedicou grande parte de sua carreira, confirmou o falecimento do artista. Nos últimos anos, Fábio enfrentava desafios relacionados a problemas financeiros e à Síndrome de Guillain-Barré, uma condição inflamatória que afeta os nervos. Contudo, a causa da morte não foi divulgada.
Trajetória de Fábio de Mello no Carnaval
Natural de Friburgo, na Região Serrana do Rio, Fábio de Mello ingressou no carnaval em 1992 por meio do convite da renomada carnavalesca Rosa Magalhães. Sua passagem pela Imperatriz foi notável: ele conquistou 12 notas máximas consecutivas entre 1992 e 2002, além de receber cinco prêmios do Estandarte de Ouro e levar a escola à vitória em cinco edições do carnaval nos anos de 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001.
Além da Imperatriz, Fábio também deixou sua marca em outras escolas como Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel. Em 2015, fez seu retorno à Imperatriz e conquistou seu sétimo Estandarte de Ouro, encerrando sua carreira no carnaval com chave de ouro.
Fábio Fabato, jornalista e escritor, elogiou o legado deixado pelo coreógrafo: "Fábio de Mello foi, para mim, o grande coreógrafo de comissão de frente da história. Pensou coreografias a partir da peculiaridade da Sapucaí: palco vertical, em movimento, com o público acima do show. Seus movimentos sequenciados, com os componentes desenhando espécies de flechas na pista marcaram a forma moderna do quesito. Todo mundo hoje em dia segue as lições do Fábio", falou.
Declaração da Imperatriz Leopoldinense
A Imperatriz Leopoldinense emitiu uma nota oficial lamentando a perda. Veja:
"O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de toda sua diretoria e segmentos, vem a público lamentar profundamente a morte do renomado coreógrafo Fábio de Mello. Responsável por históricas comissões de frente de nossa agremiação, Fábio revolucionou o quesito nos anos 1990 na Marquês de Sapucaí. O mesmo garantiu por 11 anos consecutivos notas dez para a verde, branco e dourado, fazendo dele um dos maiores e mais celebrados artistas de todos os tempos.
O trabalho irretocável de Fábio, numa parceria memorável com a carnavalesca Rosa Magalhães, fez dele um dos maiores vencedores do Estandarte de Ouro no Carnaval [6 estandartes pela Imperatriz] além do mesmo, com seu estilo próprio, contribuir com 5 dos 9 campeonatos da Rainha de Ramos. (1994-1995-1999-2000-2001).
A Imperatriz, e o Carnaval, maior manifestação cultural de nosso país, agradecem e honram a arte de Fábio de Mello. Uma perda irreparável, de um artista que jamais será esquecido e merecerá para sempre os aplausos por seu legado. Fica aqui registrado o nosso carinho e forças aos familiares, amigos e fãs".
Ver essa foto no Instagram