Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Mensageiro da Paz': saiba quem é o pernambucano que brinca carnaval com estandarte da paz

Reginaldo da Paz, como é conhecido, sobrevive do garimpo e venda de materiais reciclados

6 fev 2024 - 05h00
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Reginaldo Cabral, 60 anos, mais conhecido como Reginaldo da Paz.
Reginaldo Cabral, 60 anos, mais conhecido como Reginaldo da Paz.
Foto: Julianna Valença/Terra

Sustentado num mastro de cor preateada, o coração vermelho feito de garrafa pet, cujo miolo ressoa a mesagem "PAZ" e uma pomba branca, anuncia a presença do olindense Reginaldo Cabral, de 60 anos. A força simbólica, além da simpatia do pernambucano, ganhou o coração do povo votante que elegeu Reginaldo da Paz, como é conhecido, o homenageado do Carnaval de Olinda, com quas 19 mil votos. 

O anúncio foi recebido com emoção por Reginaldo, que sustenta os filhos e a esposa, que possui problemas de saúde, com o garimpo de material reciclado. Todos os dias, às 4h, o artesão anda quilômetros da orla de Olinda para recolher o que que já foi descartado. Do resgate, consegue vender alguns itens e tranformar outros em arte. Assim como o seu 'estandarte' que evoca a paz. 

"A dificuldade gera criatividade. Eu fui fazendo o que vinha na minha cabeça e ia criando. Ver que as pessoas gostavam ia me dando gás. Já fiz roupa de tampinha, de palito de picolé, árvore de natal de 7m, com latas de refrigerantes, brinquedos..."

O artista dá vida a suas peças no atilê de nome "Tomara que Não Chova, Com Muito Sol Não se Trabalha". A escolha é representativa, já que o espaço ocupa a entrada da casa de Reginaldo, de forma improvisada, e foi batizado numa época em que não existia telhado nesta parte do imóvel.

A mensagem da Paz

A conexão com o carnaval veio desde cedo, quando Reginaldo acompanhava a mãe nas festas por Olinda. Já naquela época a violência ressaltava aos seus olhos. "Eu ia pequeno brincar por ali e ficava besta. Me lembro do Elefante, da Pitambobeira, mas já tinha confusão, o pessoal que ia para brigar. Isso é muito triste, acaba com a alegria da festa", ressalta o artesão. 

Estandarte da Paz, criado pelo pernambucano Reginaldo Cabral
Estandarte da Paz, criado pelo pernambucano Reginaldo Cabral
Foto: Julianna Valença/Terra

A ideia do monumento veio em 2008, após criar o bloco "Reciclando e Folia", cuja brincadeira era floreada que adornos de materiais recicláveis, feitos pelo próprio Reginaldo. O grupo saia com um grande cartaz branco pedindo a paz, o que acabou inspirando o artesão a criar o famoso estandandarte, que perdura até os dias de hoje, mesmo após o fim da troça carnavalesca. 

"Eu fico muito feliz com o reconhecimento, sou apaixonado por essa cidade, Olinda é o meu lugar. Quando comecei era um extraterrestre no meio do povo, hoje recebo homenagem, o pessoal pede para tirar foto e até se fantasia da Paz", relata.

Significado

Para Reginaldo, cada parte do estarde representa um elemento da fé cristã. O mastro forma a cruz de Jesus, o coração vermelho é Maria e a pomba branca o espírito santo. O criador diz que já tentaram comprar sua obra mais famosa, mas não tem vontade de repassá-la. 

"Esse aqui é como se fosse meu amuleto, é a minha mensagem. Não tem nada mais forte que a paz."

Carnaval

Durante o Carnaval 2024, o destino de Reginaldo não é certo. Ele segue andando pelas ladeiras, de bloco em bloco, até o final do dia. Sem perder o entusiasmo, diz que costuma comer e beber pouco, já que as vezes só sai com o dinheiro para a água. Sobre o cansaso de carregar o mastro, ele afirma que o objeto é mais leve que a "consciência pesada". 

"O Carnaval é uma festa do povo, onde o pobre vai para descarregar e ser feliz. É muita criatividade, cada um faz sua fantasia e vai brincar. A paz tem que prevalecer em um lugar assim."

Mesmo com o prestígio, o artesão diz que pretende manter sua maneira de brincar de todos os anos e adiantou que dará um último trato no estandarte para que ele brilhe ainda mais na folia de 2024.

Fantasias Fátima Bernardes: relembre looks inusitados Fantasias Fátima Bernardes: relembre looks inusitados

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade