Nanda Guimarães está pronta para desflar; "já sei o samba de cor"
Foto: Daniel Ramalho / Agif
Nem é preciso muito para Nanda Guimarães começar a sambar. Está no sangue. Mas ela chega no Parque do Penhasco, no Leblon, local do ensaio fotográfico, e Nanda já está no ritmo do Carnaval. Mas se der para conectar o YouTube e deixar o rolar o samba da União Parque Curicica para o Carnaval 2015, ainda melhor. “Sou dessas que vai à quadra, conhece todo mundo”, diz a rainha de bateria da escola que desfila na sexta-feira (13) na Marquês de Sapucaí.
Basta ela descer do carro, ao lado do maquiador Rafa “Fluor”, para que o mundo à sua volta dê uma parada estratégica para ver essa morena sorrir e encher o espaço de bom humor. Ela e Rafa se entendem à perfeição. “E isso que nos conhecemos há pouco mais de seis meses”, conta Rafa.
Nem dá para acreditar muito que Nanda Guimarães tenha trazido as roupas para o ensaio ao acaso. “Amigos vão passando pela minha casa e deixando coisas de Carnaval e trouxe o que fui achando”, diz. Impossível acreditar nisso. Tudo combina, casa perfeitamente: bustiê, acessórios, vestidos, sandálias e com a maquiagem impecável de Rafa. “Uso um material especial para a pele dela, mais morena, em geral importado, porque a qualidade do material feito no Brasil ainda deixa muito a desejar”, conta o maquiador que já passou pela TV Globo e agora se dedica ao Carnaval.
Mas samba no pé, Nanda Guimarães sabe bem, não basta saber: tem que aprimorar, treinar, ensaiar. Ela tem aulas semanais com Barbara Sheldon, transexual que também arrasa todos os anos na avenida. “Ela é maravilhosa e me ensina demais”, disse Nanda Guimarães, num show de sensualidade e beleza que não vai deixar ninguém indiferente na Sapucaí.
Os dois não têm muitos planos para o grande dia. Vão trabalhar duro porque precisam de umas quatro horas para que Nanda possa pisar na avenida perfeita. “Já sei o samba de cor praticamente desde que foi escolhido”, diz, sobre o enredo que homenageia os três tenores do samba: Martinho da Vila, Arlindo Cruz e Monarco. A fantasia, paga toda por ela, promete ser deslumbrante. Como a morena de Ary Barroso, Nanda Guimarães põe a sandália de prata e vai pro samba, sambar.