Paulo Vieira critica apuração do carnaval do Rio: “Fetiche branco pela cultura negra”
Viradouro foi vencedora do carnaval do RJ em 2024
Paulo Vieira usou seu perfil no X para criticar apuração do carnaval carioca, que deu a vitória à Viradouro, em 2024. "Fetiche do branco pela cultura negra sem o negro", escreveu.
O ator e comediante Paulo Vieira criticou a apuração do carnaval do Rio de Janeiro, em uma postagem na rede social X, antigo Twitter, nesta quarta-feira, 14. O humorista da Globo falou em "fetiche branco" pela cultura africana.
"O fetiche branco pela cultura negra (sem o negro) quase sempre passa por: roubar e esvaziar. Como ele próprio não cabe na cultura, cria maneiras de reduzi-la ao seu tamanho para que assim, apequenada, ele se sinta digno e participante dela", escreveu o humorista tocantinense em seu perfil.
Dezenas de comentários atribuíram a crítica do ator à falta de jurados negros na apuração carioca. "Quando começou a apuração eu me perguntei: cadê o povo preto? Não tem preto no júri?", questionou um perfil.
Veja abaixo a postagem:
o fetiche branco pela cultura negra (sem o negro) quase sempre passa por: roubar e esvaziar
como ele próprio não cabe na cultura, cria maneiras de reduzi-la ao seu tamanho para que assim, apequenada, ele se sinta digno e participante dela
e ‘num vô’ falar mais nada
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) February 14, 202
A apuração do carnaval do Rio aconteceu nesta quarta-feira, 14, na Cidade do Samba, na Gamboa. A Viradouro foi a campeã deste ano, com o enredo Arroboboi, Dangbé.