Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carnaval 2024: Cordão do Boitatá inicia ensaios nas ruas do Rio de Janeiro

Bloco carioca ocupa a sede da Bola Preta, às segundas de janeiro, na Lapa; saiba mais O post Carnaval 2024: Cordão do Boitatá inicia ensaios nas ruas do Rio de Janeiro apareceu primeiro em AlmaPreta.

3 jan 2024 - 11h24
(atualizado em 4/1/2024 às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Cortejo de rua do Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro
Cortejo de rua do Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro
Foto: Alma Preta

Está aberta a temporada de ensaios do Cordão do Boitatá para o Carnaval 2024. Como de costume, o bloco leva sua Orquestra de Rua, às segundas de janeiro, para o Cordão da Bola Preta, na Lapa, no Rio de Janeiro (RJ).

A verba arrecadada com a bilheteria dos ensaios é totalmente revertida à produção do carnaval. As atividades do Cordão do Boitatá são realizadas de forma totalmente autônoma. Toda a produção é arcada pelo grupo sem nenhum recurso de empresas privadas, contando apenas com sua enorme rede de apoiadores e brincantes. 

Organizado por músicos, o grupo tem um vasto repertório da maioria dos gêneros da diversidade cultural brasileira. Arranjos originais de Moacir Santos, Villa Lobos, Pixinguinha e outros feitos especialmente para a orquestra num constante processo de criação. Cada gênero é interpretado com suas características específicas, trazendo por exemplo os diferentes toques das escolas de samba e os sotaques próprios de cada estilo.

A Orquestra de Palco conta com 15 músicos de referência do cenário carioca que fazem vibrar o Festival Multicultural da Praça XV, no domingo de carnaval, por mais de 7h seguidas. Reconhecido como um epicentro musical no centro do Rio, dele já participaram mais de 100 artistas e grupos nacionais e internacionais, nomes como Martinho da Vila, Marisa Monte, Teresa Cristina, João Donato, Yamandu Costa, blocos como Orunmilá e Amigos da Onça, além dos internacionais Nneka, Keziah Jones.

O Cortejo da sua Orquestra de Rua é realizado de forma acústica, no domingo que antecede a folia. Composta por 100 integrantes, a orquestra promove o encontro de adolescentes do grupo "Mulecada que Agita", do Morro da Serrinha e do Morro dos Macacos, com músicos amadores e profissionais, que atuam também em orquestras sinfônicas, bandas, blocos, universidades e escolas de samba.

Já são 28 anos de Cordão do Boitatá serpenteando pelas encruzilhadas do centro do Rio de Janeiro com o cortejo de sua Orquestra de Rua; e 18 anos de ocupação da Praça XV com o Baile Multicultural do Cordão do Boitatá, que leva alegria para mais de 70 mil pessoas. Dois domingos de Carnaval em que junta sua grande família para reafirmar a crença no afeto, na festa como luta política, na rua como espaço de construção colaborativa, na música como patrimônio e memória de um povo. 

Em 2022, o Cordão do Boitatá recebeu da Câmara dos Vereadores a medalha Pedro Ernesto, e foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) como Patrimônio Imaterial do estado.

Serviço

Quando: 8, 15, 21 e 29 de janeiro, a partir das 19 horas

Onde: Sede do Cordão da Bola Preta - Rua da Relação, 3, Centro do Rio de Janeiro - RJ

Ingressos antecipados (vendas em breve pela Sympla): R$ 25 

Ingressos no dia: R$ 30

Classificação etária: 16 anos

O post Carnaval 2024: Cordão do Boitatá inicia ensaios nas ruas do Rio de Janeiro apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade