Com azaração, Bangalafumenga arrasta multidão no Rio
"O Banga é com certeza o melhor bloco de carnaval do Rio", grita a carioca Renata Duarte. Menos de 30 segundos depois, a advogada retorna até a repórter e completa: "do Rio não, do Brasil. Não tem nenhum outro bloco que consiga reunir tanta gente bonita, ter um compositor do quilate do Rodrigo Maranhão e ainda ser modelo exportação do nosso carnaval", concluiu a moradora da Gávea, que desfila no bloco desde a sua fundação em 1998.
Confira a Previsão do Tempo para o Rio de Janeiro no Carnaval
As duas últimas afirmações da carioca refletem muito bem o sucesso que o bloco Bangalafumenga, para os mais íntimos ou fãs apenas "Banga", faz há 16 anos. Idealizado pelo poeta Chacal e nascido no Planetário da Gávea, o bloco desfilou pela primeira vez pelas ruas do Leblon e depois foi transferido para o Jardim Botânico. Em 2012, precisou mudar de "casa" novamente, já que a multidão que arrastava a folia carnavalesca já não cabia mais nas ruas da zona sul.
Há três anos, o bloco ganhou sua versão paulista e, no último dia 22 de fevereiro, reuniu no bairro Pinheiros cerca de 30 mil pessoas. Tocando músicas brasileiras que vão do funk ao samba, a sonoridade dos mais de 150 integrantes da bateria misturam ritmos brasileiros variados como o coco, a ciranda, o maracatu, frevo, rock e pop, e claro o samba e o funk.
Clássicos de Gilberto Gil, Lenine, Alceu Valença, Paralamas do Sucesso, entre outros, são entoados em cerca de 4 horas enquanto o bloco está na rua. Desde que chegou ao Aterro, o 'Banga' ficava parado em frente ao Monumento dos Pracinhas. Esse ano, o trio elétrico e a bateria não ficaram parados e desfilaram, arrastando mais de 90 mil foliões. O líder e compositor Rodrigo Maranhão chamou os integrantes do bloco brega Fogo e Paixão para subir no trio e agitar o desfile, com músicas de Wando e Sidney Magal.
As paulistas de Campinas, Lilian Lemes, 29 anos, Larissa Guarnieri, 28 anos, e Francine Manzaco, 28 anos, chegaram ao Rio na última sexta-feira, só querem curtir até o último bloco. Já um grupo de meninas vestidas de policiais federais chamavam a atenção por onde andavam. Eram as amigas Maiara Oliveira, carioca de 24 anos, a paulista Daniela Lee, 25 anos, e as gaúchas Amanda Glauss, 23 anos, e Jéssica Scherer, 24 anos, todas solteiras elas prometiam não ficar no zero a zero.
"Estamos solteiras agora. Mas não vamos terminar assim. Nesse carnaval vamos aproveitar muito. Chegamos ontem e fomos ao Exalta Rei e hoje está só começando", disse a gaúcha Amanda Glauss.
Musas do Carnaval 2014