Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ensaios técnicos do carnaval do Rio de Janeiro acontecerão em novo horário após reclamação; veja como ficou

Foliões se queixavam nas redes sociais; prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para pedir mudança

10 jan 2024 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Liesa ouviu as queixas dos foliões e mudou o horário do início dos ensaios técnicos no Carnaval do Rio de Janeiro para 19h30, com exceção da Mocidade Independente de Padre Miguel, que entrará às 18h30 no dia 21.
Primeira noite de ensaios técnicos na Sapucaí trouxe Mocidade e Porto da Pedra
Primeira noite de ensaios técnicos na Sapucaí trouxe Mocidade e Porto da Pedra
Foto: AG News

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) finalmente ouviu as queixas dos foliões sobre os horários dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. A organização do carnaval carioca comunicou na quarta-feira, 10, que os desfiles-teste vão começar uma hora mais cedo do que o divulgado. 

Após receber uma enxurrada de críticas, a Liesa publicou nas redes sociais a decisão final: "A partir deste domingo, 14, a primeira escola de samba se apresentará às 19h30". No entanto, foi preciso pressão do público, do prefeito Eduardo Paes e até da Mocidade Independente de Padre Miguel para a mudança acontecer.  

Na grade anterior divulgada, o último ensaio acabava praticamente meia-noite. Por acontecer aos domingos, o evento parecia não incluir os foliões que trabalham cedo no dia seguinte. Esse foi o argumento de Paes para solicitar a mudança de horário no evento à Liesa. 

A atriz Giovana Cordeiro esteve presente no desfile-teste da Mocidade
A atriz Giovana Cordeiro esteve presente no desfile-teste da Mocidade
Foto: AG News

Quem reforçou o pedido foi a Mocidade. No último domingo, 7, a agremiação verde e branca publicou uma nota reclamando de problemas técnicos, atraso e falta de transporte para a população no fim do ensaio. "O atraso atrapalhou toda a logística de retorno dos nossos componentes, que perderam seus meios de transporte para a zona oeste devido ao horário". 

A Liesa também decidiu repetir o ensaio técnico da escola para sanar possíveis prejuízos gerados pelos problemas na avenida na primeira noite de desfiles-teste. Para encaixar a escola na programação, a organização decidiu que a Mocidade entra novamente na Sapucaí antes do carnaval no próximo dia 21, excepcionalmente às 18h30. 

Perrengue na volta para casa

O antigo horário não agradava em nada a maioria dos foliões que precisam trabalhar no dia seguinte. No entanto, o problema não era só esse. Como citada pela nota da Mocidade, a baixa rotatividade de transporte na região ao fim do evento atrapalhou muitos que tentavam voltar para casa de ônibus.

Sobre um possível aumento da frota durante o período dos ensaios, Eduardo Paes respondeu em sua rede social que considerava o reforço, mas que um horário mais cedo também ajudaria. 

Ao Terra, a Secretaria Municipal de Transportes comunicou que “prevê no planejamento operacional a circulação de ônibus durante todo o período noturno”. A pasta também garantiu que vai “oficiar os consórcios a aumentar a operação dos ônibus com o objetivo de atender às necessidades do público que participa dos ensaios técnicos”.

Tati Minerato vai sair pela Porto da Pedra mais uma vez
Tati Minerato vai sair pela Porto da Pedra mais uma vez
Foto: AG News

Ensaios técnicos na Sapucaí 

No último domingo, 7, aconteceram os primeiros ensaios técnicos no Sambódromo do Rio. A Porto da Pedra, escola que subiu este ano para o grupo especial, entrou na avenida às 20h30. A Mocidade Independente de Padre Miguel veio logo depois, às 22h, com o samba-enredo que viralizou no Rio de Janeiro. O evento acabou por volta da meia-noite desta segunda-feira, 9.

Na próxima semana, os ensaios técnicos serão com a Portela e a Unidos da Tijuca. No carnaval deste ano, a azul e branca vai adaptar o romance “Um defeito de cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, para a avenida. A maior campeã do Rio pretende refazer os caminhos imaginados da história da mãe Preta Luíza Mahim.

Já a Unidos da Tijuca pisa na Marquês de Sapucaí defendendo o samba-enredo “O conto dos fados”, que conta a história de Portugal por meio de lendas e contos portugueses.

Confira a programação dos próximos ensaios técnicos no Carnaval do Rio de Janeiro (a partir das 19h30):

  • 14/01: Portela e Unidos da Tijuca
  • 21/01: Mocidade*, Paraíso do Tuiuti e Salgueiro
  • 28/01: Grande Rio e Mangueira
  • 03/02: Beija-flor e Vila Isabel
  • 04/02: Viradouro e Imperatriz

*Excepcionalmente às 18h30

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade