Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mocidade Independente de Padre Miguel fará novo ensaio técnico após problemas na avenida

Escola de samba reclamou do carro de som; horários dos desfiles-teste também devem mudar

10 jan 2024 - 10h20
(atualizado às 10h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Mocidade volta a Sapucaí antes do desfile oficial; os horários dos ensaios técnicos também mudam para 19h30 e a frota de transporte será incrementada na região.
Ensaios técnicos no Rio de Janeiro começaram no último domingo, 7
Ensaios técnicos no Rio de Janeiro começaram no último domingo, 7
Foto: AG News

A Mocidade Independente de Padre Miguel vai entrar de novo na Marquês de Sapucaí antes do desfile oficial. A decisão foi tomada após o presidente de honra da escola, Rogério Andrade, levar a reclamação à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). No último domingo, 6, a verde e branca terminou o ensaio-técnico contrariada com problemas no carro de som e um atraso de mais de uma hora. 

Em uma rede social na quarta-feira, 10, a Rio Carnaval confirmou a decisão: "Após reunião plenária, ficou decidido que a Mocidade fará um novo ensaio técnico na Sapucaí, no dia 21, excepcionalmente às 18h30, antes de Tuiuti e Salgueiro."

Logo após o ensaio, no mesmo dia, a organização da escola de Padre Miguel fez questão de frisar o descontentamento com o evento. Em nota emitida pela agremiação, a Mocidade pediu respeito à sua história e apontou problemas no som e nos microfones. “Situação inacreditável”, ressaltou o comunicado. 

Fabíola Andrade em primeiro ensaio técnico como rainha da Mocidade
Fabíola Andrade em primeiro ensaio técnico como rainha da Mocidade
Foto: AG News

Mudança de horários

Outra alteração importante é a dos horários dos ensaios técnicos. Após reclamações de foliões e do prefeito Eduardo Paes, a Liesa decidiu passar o evento para às 19h30, uma hora mais cedo que o previsto. 

Na última segunda-feira, 8, Paes publicou em uma rede social que já tinha solicitado formalmente a mudança de horário. “Solicitei hoje a Liesa que tente passar para mais cedo os ensaios de domingo. O povo tem que trabalhar na segunda-feira”, escreveu. 

O antigo horário não agradava em nada a maioria dos foliões que precisam trabalhar no dia seguinte. No entanto, o problema não era só esse. A baixa rotatividade de transporte na região ao fim do evento atrapalhou muitos que tentavam voltar para casa de ônibus. 

Sobre um possível aumento da frota durante o período dos ensaios, Eduardo Paes respondeu em sua rede social que considerava o reforço, mas que um horário mais cedo também ajudaria. 

Ao Terra, a Secretaria Municipal de Transportes comunicou que “prevê no planejamento operacional a circulação de ônibus durante todo o período noturno”. A pasta também garantiu que vai “oficiar os consórcios a aumentar a operação dos ônibus com o objetivo de atender às necessidades do público que participa dos ensaios técnicos”.

Valesca compareceu ao ensaio da Porto da Pedra como musa
Valesca compareceu ao ensaio da Porto da Pedra como musa
Foto: AG News

Desfiles-teste na Sapucaí 

No último domingo, 7, aconteceram os primeiros ensaios técnicos no Sambódromo do Rio. A Porto da Pedra, escola que subiu este ano para o grupo especial, entrou na avenida às 20h30. A Mocidade Independente de Padre Miguel veio logo depois, às 22h, com o samba-enredo que viralizou no Rio de Janeiro. O evento acabou por volta da meia-noite desta segunda-feira, 9.

Na próxima semana, os ensaios técnicos serão com a Portela e a Unidos da Tijuca. No carnaval deste ano, a azul e branca vai adaptar o romance “Um defeito de cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, para a avenida. A maior campeã do Rio pretende refazer os caminhos imaginados da história da mãe Preta Luíza Mahim.

Já a Unidos da Tijuca pisa na Marquês de Sapucaí defendendo o samba-enredo “O conto dos fados”, que conta a história de Portugal por meio de lendas e contos portugueses.

Confira a programação dos próximos ensaios técnicos no Carnaval do Rio de Janeiro (a partir das 19h30):

  • 14/01: Portela e Unidos da Tijuca
  • 21/01: Mocidade*, Paraíso do Tuiuti e Salgueiro
  • 28/01: Grande Rio e Mangueira
  • 03/02: Beija-flor e Vila Isabel
  • 04/02: Viradouro e Imperatriz

*Excepcionalmente às 18h30

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade