Rato gigante e vampiro são destaques na mídia estrangeira
Jornais gringos destacaram tons de protesto dos brasileiros frente à corrupção e à desigualdade social
Um dia após a Beija-Flor conquistar o título do Carnaval do Rio, a imprensa estrangeira destacou que as escolas de samba se posicionaram com força contra a corrupção e à desigualdade social do país. A Paraíso do Tuiuti, segunda colocada, também ganhou espaço na mídia do mundo.
A BBC internacional manchetou que a “escola de samba venceu com uma mensagem anti-corrupção”. Na matéria, o site ressaltou o carro com o rato gigante da agremiação de Nilópolis. Sobre a Tuiuti, a publicação relembrou o vampiro presidente, afirmando que é uma crítica a Michel Temer.
O site “Americas Quarterly” fez uma matéria intitulada “O que o Carnaval nos mostrou sobre as eleições do Brasil em 2018”. O rato gigante, o presidente vampiro e outras cenas marcantes fizeram com que nem a folia ficasse imune à grande frustração dos brasileiros com o momento político, destacou o jornal.
O francês “France 24” afirmou que os desfiles tiveram um forte tom político ilustrando a revolta da população frente à violência e à corrupção. A Beija-Flor e a Tuiuti tiveram grande destaque pela referência à escravidão e à ligação entre o monstro Frankstein e o Brasil.