Unidos de Padre Miguel é rebaixada e volta a disputar a Série Ouro em 2026
Escola recebeu a menor nota dos jurados nesta quarta-feira (5)
A Unidos de Padre Miguel ficou em último lugar no Grupo Especial do Rio de Janeiro e, um ano após retornar à elite, foi rebaixada de volta à Série Ouro. A agremiação havia desfilado pela última vez em 1972, mas não conseguiu se manter entre as melhores. A leitura das notas foi feita na tarde desta quarta-feira, 5, diretamente da Cidade do Samba.
Após cinco décadas na Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel voltou ao Grupo Especial com o enredo "Egbé Iyá Nassô". Seu desfile, que foi penalizafo pela LIESA por infringir artigos do regulamento, foi uma homenagem à Iyá Nassô, fundadora do Terreiro da Casa Branca, na Bahia, e destacou a resistência do povo negro e a força das mulheres africanas na luta pela fé e identidade.
A comissão de frente abriu os desfiles de domingo (2) com o elemento cenográfico "O Tabuleiro de Ifá sob a Coroa de Xangô e o Axé dos Orixás", mas sofreu alguns problemas. O carro de som comandado pelo intérprete Bruno Ribas, há três anos na agremiação, apresentou falhas na marca de 20 minutos.
Neste ano, houve mudanças no posicionamento dos jurados e no preenchimento dos envelopes da apuração, mas boa parte das regras foi mantida. A ordem de leitura das notas dos jurados do desfile do Grupo Especial foi definida na manhã desta quarta-feira (5) e o quesito "Comissão de Frente" foi determinado para desempate.