Carnaval de Salvador terá dois postos de testagem rápida de ISTs
Governo pretende realizar 11mil exames para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C
O carnaval 2025 de Salvador contará com dois postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Além disso, serão distribuídos um milhão de preservativos aos foliões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os dois postos estarão localizados no circuito Barra-Ondina, na capital baiana. O Governo do Estado, por meio de Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), almeja realizar 11mil exames para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. A secretaria também deseja distribuir um milhão de preservativos através do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Não só a capital, mas também Porto Seguro e Rio de Contas também receberam os postos de testagem.
Pensando em minimizar o impacto da detecção, os pacientes que testarem resultado positivo para sífilis já podem iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, a ação é uma importante aliada no objetivo de eliminar a transmissão vertical de ISTs. “Nós temos o compromisso de eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites. Para isso, é necessário o diagnóstico precoce e tratamento para interromper esse ciclo. O folião já vai poder iniciar seu tratamento para sífilis no próprio estande, mas caso não queira iniciar no momento, já vai sair de lá com todo o encaminhamento para que possa tratar a IST”, explicou Eleuzina.
Em Salvador, os postos de testagem estarão localizados na Avenida Milton Santos e na Avenida Centenário. Para os foliões que irão curtir o Carnaval no interior, os postos de testagem estarão localizados na Praça da Matriz Maestro Esaú Pinto, em Rio de Contas, e na Avenida do Descobrimento, em Porto Seguro.