Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Contra excessos, Polícia Militar faz trabalho psicológico em Salvador

Tropa passou por palestras motivacionais e terá até ginástica laboral antes do expediente

7 fev 2013 - 13h38
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Tropa reunida antes do início do carnaval em Salvador</p>
Tropa reunida antes do início do carnaval em Salvador
Foto: Bruno Santos / Terra

A Polícia Militar da Bahia fez um trabalho psicológico com o efetivo que vai trabalhar durante o Carnaval 2013. Segundo o Comando da PM, em cada posto de reunião de Salvador, os policiais receberão ginástica laboral e medição de pressão arterial, para que comecem o expediente preparados para as ocorrências. Na terça-feira, foram realizadas palestras motivacionais aos oficiais coordenadores da operação Carnaval.

Segundo a corporação, foram abordados temas como a importância da comunicação nas relações pessoais e o fortalecimento das emoções.  “Existe um trabalho intenso de estruturação física e psicológica para a operação de Carnaval. Vamos combater intensamente casos de pessoas alcoolizadas e que geralmente causam confusões, incluindo quando dirigem”, disse o chefe da Unidade de Imprensa da Polícia Militar da Bahia, capitão Marcelo Pitta.

De acordo com o capitão, durante a folia, serão disponibilizados 20.351 policiais militares em todo o Estado, sendo 18.357 apenas em Salvador e na Região Metropolitana. O efetivo será distribuído em patrulhas, postos de observação e postos de comando.

Segundo o capitão Pitta, o Comando da PM espera que os casos de violência policial diminuam cada vez mais com esses trabalhos preventivos. “A expectativa é que diminuam (os casos de violência policial). Estamos fazendo um trabalho para que o nosso pessoal tenha plenas condições de enfrentar os duros desafios de uma operação como essa, que envolve um público muito grande em situações diversas”, falou.

Contingente

A PM informou que vai contar com o apoio operacional de carros, motos, cavalos, três helicópteros e dois motoplanadores do Grupo Aéreo da PM (Graer). Ao longo da festa serão distribuídas 66 câmeras de videomonitoramento, que podem auxiliar em ocorrências onde não existam policiais por perto.

Batizada de Operação Folia e Paz, uma ação coordenada ainda vai reforçar o entorno dos circuitos, estações de transbordo e corredores de tráfego, para evitar qualquer tipo de ocorrência tanto na festa, como na volta para casa.

Ainda de acordo com capitão Pitta, será utilizado em 2013 um sistema de leitura óptica para diminuir o tempo de trabalho burocrático na troca de comando nos pontos de reuniões das tropas. “Agora, com  esse sistema, cada soldado que chegar para trabalhar poderá ‘bater o cartão’ usando o nosso  leitor óptico, que identificará automaticamente quem ele é e quais são os seus dados. Assim, eles gastam menos tempo preenchendo relatório e passam mais tempo nas ruas.”

Carnaval ao vivo no Terra 

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro. Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade