Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Foliões contam com "segurança cinematográfica" para retirar abadás

6 fev 2013 - 19h18
(atualizado às 19h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mariana Dantas e Eduardo Avilez retiram seus abadás para curtir o Carnaval de Salvador</p>
Mariana Dantas e Eduardo Avilez retiram seus abadás para curtir o Carnaval de Salvador
Foto: Diogo Alcântara / Terra

A segurança é cinematográfica. Câmeras de monitoramento, escolta armada, apoio da Polícia Militar, pontos de entrega estratégicos, tudo isso para a distribuição do ativo mais importante na véspera do carnaval em Salvador: os abadás. E não é à toa. Cada camiseta que funciona como passaporte para a folia pode custar mais de R$ 600 e dá direito apenas a um dia de diversão.

"Em tempo de carnaval, abadá é moeda", diz Camila Mello, que coordena Axé Mix, uma das empresas de distribuição do item. "A gente contrata empresa de segurança, faz monitoramento por câmeras de segurança", afirma. Algumas informações são mantidas sob sigilo, como, por exemplo, a empresa escolhida para confeccionar os abadás.

As camisetas, em si, são repletas de itens de segurança para evitar a pirataria. São hologramas, marcas d'água, selos emborrachados. "É quase zero a chance de falsificação", garante Camila.

Do último fim de semana até a terça-feira de carnaval, a atenção da segurança se volta a entrega dos abadás aos foliões. As empresas de distribuição preferem concentrar em poucos locais as centrais de distribuição: Shopping Iguatemi, Parque Atlântico e Shopping Bela Vista e as dicas para a retirada são muitas.

"A gente instrui as pessoas que eles venham acompanhadas, com outras sacolas para disfarçar e caminhem um pouco pelo shopping antes de sair", orienta a coordenadora da Axé Mix. "Caso suspeite que está sendo seguido, o cidadão deve procurar a polícia", acrescenta o chefe da unidade de imprensa da Polícia Militar da Bahia, capitão Marcelo Pitta, que explica: "o abadá passa a ver alvo muito desejado e passa a ser mercadoria de liquidez muito grande".

Experientes no Carnaval de Salvador, o casal Eduardo Avilez e Mariana Dantas não se preocupam tanto com a retirada dos abadás. Presentes no Shopping Iguatemi para retirar o “principal artefato” da folia, os namorados demonstraram tranquilidade. "Da primeira vez foi mais tenso, mas agora é bem tranquilo", conta Eduardo. "Não demos bobeira de sair com eles na mão, mas não tem tanta preocupação”, ressaltou o folião.

Foliões fazem fila para a retirada de abadás para o Carnaval 2013
Foliões fazem fila para a retirada de abadás para o Carnaval 2013
Foto: Diogo Alcântara / Terra

O casal, que se conheceu no bloco Me Abraça no ano passado, diz que para este ano espera gastar cerca de R$ 3 mil cada neste Carnaval. E trata-se de ano de contenção de gastos. Em salvador, eles estão hospedados em casa de amigos, mas participarão da folia em dois blocos (Me Abraça e Cocobambu) e alguns camarotes.

A novata Juliana Felipe é mais cautelosa para a retirada de abadás para dois dias do bloco Cerveja & Cia, comandado pela cantora Ivete Sangalo. A foliona preferiu ir de carro e estacionou dentro do shopping para ter mais segurança.

"É sempre bom se proteger. É uma cidade grande e perigosa, e o shopping é bastante visado nas entregas dos abadás", destacou Juliana.

Carnaval no Terra

O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital e pioneira na transmissão ao vivo do Carnaval na internet, transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador. Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana e Asa de Águia, entre outros astros da folia baiana, estarão ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes de Carnaval do Rio e cobrirá, lado a lado com o folião, a passagem dos blocos de rua.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar no Terra todos os detalhes da evolução nos sambódromos paulistano e carioca, através de narração minuto a minuto durante passagem de cada agremiação. E, claro, poderá saber todos os detalhes dos bastidores até a comemoração dos vencedores, já que o resultado da apuração será apresentado nota a nota.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade