Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luiz Caldas celebra 40 anos do axé com show no Festival de Verão Salvador: 'Consagrado no mundo todo'

Precursor do movimento musical se apresenta neste domingo, 26, com Saulo Fernandes; repertório reúne sucessos da carreira dos artistas

26 jan 2025 - 20h06
Compartilhar
Exibir comentários
Luiz Caldas é considerado o pai do axé
Luiz Caldas é considerado o pai do axé
Foto: Divulgação

Considerado um dos grandes precursores do axé music, Luiz Caldas vai fazer uma grande homenagem ao movimento musical neste domingo, 26, no Festival de Verão Salvador. Em parceria com Saulo Fernandes, o artista promete um show dançante e repleto de simbolismo para a cultura. 

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

Em entrevista ao Terra, o cantor destaca a importância do movimento que não só marcou sua trajetória artística, mas a cena musical em todo o mundo. "Ser chamado de pai do axé me deixa muito orgulhoso. Porque a gente tá falando do axé music, do movimento musical", afirma.

Com mais de 50 anos de carreira, o artista alcançou um sucesso estrondoso com seu primeiro disco Magia (1985). Diante da sua contribuição para a música, ele ainda reforça que o axé não se resume a um gênero, mas um grande movimento segue dando muitos frutos. "Eu segui minha carreira e várias árvores nasceram desse movimento. E são árvores muito frondosas, carreiras maravilhosas", frisa.

Em meio aos 40 anos de história do axé, o cantor avalia o tempo como algo positivo para o movimento que incorporou e apresenta diversas roupagens. Ele acredita que o processo também tem a ver com o jeito e a identidade musical de cada artista. 

"Eu vejo esses 40 anos de axé como um panorama maravilhoso. E ele tá aí, consolidado como uma forma de se fazer música, porque cada um tem o seu jeito. Por isso, é que a identidade de cada um é muito forte nesse movimento musical. A gente não pode comparar, eu diria, dois artistas aqui, Durval Lelys com Bell Marques, por exemplo. Ambos fazem música dançante, mas é bem diferente um do outro, entendeu? Então, isso é axé, um caldeirão de cultura fervilhante, cultura baiana. E eu tenho muito orgulho de ser a primeira brasa disso aí", revela.

Como forma de honrar essa história, o artista vai trazer um repertório especial para o show do Festival de Verão Salvador. "Tocar com o Saulo é um amor, ele é um amor de pessoa, a música dele é doce, é dançante, a gente se entende. Já temos um show de voz e violão, que é muito legal, mas esse show é uma pauleira mesmo. São 19 músicos no palco", antecipa. 

Além de Luiz Caldas e Saulo Fernandes, a programação traz diversos encontros musicais entre sábado, 25, e domingo, 26, que vão do axé ao rock: Ana Castela e Xamã, Só Pra Contrariar (SPC) e Alcione, Pitty e Melly, BaianaSystem, BNegão, Marcelo D2 e Vandal, Jão e Gustavo Mioto, além dos shows de Bell Marques, Alok, Natiruts, Ivete Sangalo, Léo Santana, Ludmilla e Pedro Sampaio.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade