Mais de 80 trios passam por vistoria para o Carnaval de Salvador
Um total de 81 veículos, entre trios, carros de apoio e minitrios, passaram por vistoria no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, nesta quarta-feira (6). A Central de Vistorias funciona até a próxima sexta-feira (8), com a participação de todos os órgãos envolvidos na liberação de entidades e veículos para desfilar nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador, garantindo a segurança dos foliões. Além dos veículos, 118 blocos iniciaram a vistoria e 21 já foram liberados.
A expectativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), é de que sejam inspecionados cerca de 110 veículos. "As entidades carnavalescas precisam se apressar para que não fique para a última hora a liberação do desfile, já que durante a vistoria podem surgir problemas que precisam ser resolvidos. Sem que tudo esteja dentro das exigências legais, trios e entidades não poderão ir para a rua", afirmou Gilherme Bellintani, titular da Sedes.
Segundo o coordenador da central, major Antônio Sampaio, as equipes estão à disposição para atender todos os blocos e trios. "Nossa prioridade é liberar os veículos e blocos nesta quarta-feira, só depende deles", enfatizou. O major explicou ainda que por enquanto não existem grandes problemas com os veículos.
"Os trios que apresentaram alguma irregularidade já estão fazendo os ajustes necessários aqui no pátio para serem liberados. A principal pendência é o pagamento da taxa da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop)", ressaltou.
Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Para obter o aval para desfilar, entidades e veículos também têm que estar quites com taxas e impostos, o que pode ser resolvido na própria central.
Carnaval no Terra
O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital e pioneira na transmissão ao vivo do Carnaval na internet, transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador. Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana e Asa de Águia, entre outros astros da folia baiana, estarão ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes de Carnaval do Rio e cobrirá, lado a lado com o folião, a passagem dos blocos de rua.
Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar no Terra todos os detalhes da evolução nos sambódromos paulistano e carioca, através de narração minuto a minuto durante passagem de cada agremiação. E, claro, poderá saber todos os detalhes dos bastidores até a comemoração dos vencedores, já que o resultado da apuração será apresentado nota a nota.