5 parques urbanos em SP para aproveitar no Carnaval
Dicas de endereços para fugir da agitação dos blocos de Carnaval
Em pleno feriado mais aguardado pelo brasileiro, fugir da agitação pode parecer desafiador, mas a cidade de São Paulo também tem lugares ideais para quem quer aproveitar o carnaval sem a agitação das ruas.
Os parques urbanos paulistanos oferecem uma grande variedade de atividades para diferentes estilos e faixas etárias, com espaços para caminhadas, piqueniques e observação de aves. Já para os mais aventureiros, explorar trilhas e praticar esportes como ciclismo podem ser boas opções.
"Com atmosfera tranquila e rodeados pela natureza, eles funcionam como um verdadeiro refúgio, oferecendo uma alternativa de lazer e descanso", aposta Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia, organização filantrópica que atua com gestão sustentável de parques e unidades de conservação.
Urbanos ou naturais?
O conceito de parque urbano se refere a áreas verdes dentro do perímetro urbano, cujas instalações contam com áreas de lazer e de prática esportiva. Aclimação, Ibirapuera, Carmo e Independência são alguns exemplos de parques desse gênero na capital paulista.
Já os PNMs (Parques Naturais Municipais) são Unidades de Conservação que protegem, integralmente, áreas verdes de uma cidade e têm como objetivo a preservação e recuperação de ecossistemas originais, pesquisa científica e atividades de turismo ecológico.
Geralmente, ficam em locais mais afastados dos centros urbanos e são procurados por visitantes em busca de atividades de aventura, contato com a natureza e contemplação de atrativos naturais, como o Parque Natural Municipal Jaceguava, às margens da Represa Guarapiranga, em Parelheiros, e o vizinho PNM Varginha, no Grajaú, nas margens da represa Billings.
É por isso que, devido à fauna selvagem e às áreas de proteção, os parques naturais não permitem a entrada de animais domésticos, como é o caso do Núcleo Engordador da Floresta Cantareira.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, 24% do município está protegido na forma de Unidade de Conservação.
5 parques urbanos em São Paulo para aproveitar no Carnaval
Parque Ecológico do Tietê
Rua Guirá Acangatara, 70 - Engenheiro Goulart
Tel.: (11) 2823-2250
Diariamente das 8h às 17h
Com acesso pelas rodovias Ayrton Senna (SP-070) e Presidente Dutra (BR-116), esse parque na Zona Leste tem 14 quilômetros de ciclovia, com aluguel de bicicletas no local, 9 quilômetros de trilhas e diversas opções de quadras (futsal, poliesportivas, futebol society e 16 campos de futebol).
Parque do Chuvisco
Rua Ipiranga, 792 - Jardim Aeroporto
Não possui telefone
Diariamente das 7h às 18h
Esse parque compacto na Zona Sul é uma das áreas verdes mais novas da cidade e uma das mais procuradas pelas famílias da região.
O local se destaca pelas áreas externas com pista de skate, quadra de bocha, quiosques com mesa e bancos, três quadras poliesportivas, áreas com equipamentos para ginástica, dois setores para brinquedos (incluindo arvorismo), pista de caminhada (761m) e ciclovia (706 m).
Parque do Piqueri
Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé
Tel.: (11) 2097-2213
Diariamente das 6h às 18h
Conta com pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra de campo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha.
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru
Tel.: (11) 2251-2706
Diariamente das 6h às 18h
O parque funciona no mesmo terreno onde um dia esteve o maior presídio da América Latina, o Complexo Penitenciário Carandiru.
Atualmente, é um complexo cultural, recreativo e esportivo com área esportiva, quadras, trilhas, caminhos ajardinados e o setor cultural, que abriga a Biblioteca de São Paulo, finalista em 2018 ao Prêmio de Melhor Biblioteca do Mundo.
Parque do Povo
Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros
Tel.: (11) 3073-1217
Diariamente das 6h às 22h
O local é indicado para praticar atividades físicas ou simplesmente relaxar ao ar livre. Nessa época, a região pode estar movimentada por conta dos blocos, mas o parque em si é a oportunidade perfeita para fazer uma pausa no ritmo frenético e aproveitar o ambiente calmo.
* com informações do Instituto Semeia e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente