O Acadêmicos do Tucuruvi passou pela avenida em São Paulo no último sábado, 1°, e foi colocada entre as favoritas ao título. E bastou começar a apuração e tudo mudou.
Logo no primeiro quesito, o enredo, a escola perdeu sete décimos e terminou em último na classificação. Mas porque a agremiação perdeu tanto ponto se era favorita? Tudo indica para um possível erro na “pasta” do Tucuruvi.
A escola acabou rebaixada no carnaval de São Paulo junto com a Mancha Verde.
O que é a pasta?
É um documento que são entregues pelas agremiações antes do desfile que expliquem detalhadamente o desfile da escola, inclusive a defesa do enredo, que foi o quesito que fez o Tucuruvi perder ponto.
Essa pasta serve como guia para os jurados no desfile. Ou seja, as notas têm relação direta com o documento, pois servem de referência para compreensão do enredo.
Segundo o regulamento, as escolas de samba fornecerão na pasta de jurado as fotos e a defesa das fantasias das alas de enredo.
A Liga ainda pede para os jurados não julgarem com opiniões pessoais se o enredo é bom ou ruim, mas sim se ele foi bem apresentado, de acordo com os pontos de análise do quesito.
O que é enredo?
De acordo com a Liga das Escolas de São Paulo, enredo é a base para letra do samba, figurinos e alegorias. A partir do seu enredo é definido o roteiro para o desfile.
O jurado precisa avaliar se a escola apresentou seu enredo de forma clara, coerente e coesa.