Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Estar em um lugar onde esteve Zulu é uma coroação', diz nova voz da apuração do carnaval de SP

Eloise Matos enfatiza a importância de a função ser assumida por uma mulher e diz se sentir 'honrada, forte e valorizada'

29 jan 2024 - 10h15
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Eloise Matos é a nova voz da apuração do carnaval de São Paulo. Com três décadas de dedicação à locução e mais de 20 anos na rádio FM, ela conversou com o Terra e se mostrou empolgada do novo desafio profissional.
Eloise é nova voz da apuração do carnaval de SP
Eloise é nova voz da apuração do carnaval de SP
Foto: Felipe Araújo / Liga-SP

A nova voz da apuração do carnaval de São Paulo já soma três décadas de dedicação à locução e mais de 20 anos na rádio FM. Ainda assim, Eloise Matos contou que sente um frio na barriga com a nova responsabilidade, mas se mostra empolgada em participar tão de perto de um evento cultural do tamanho da folia paulista.  

"Estar em um lugar onde esteve o [Mestre] Zulu é uma coroação", disse em entrevista ao Terra. Com o anúncio feito pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP) de que ela substituiria Zulu, dono da voz grave que narrou as apurações durante 30 anos, Eloise se sentiu "honrada, sendo um ser feminino de corpo e alma. Me sinto forte e valorizada".  

Presente nos ouvidos da população da região metropolitana de São Paulo desde 1995, ela conduz programas de rádio de segunda a sexta-feira. Para manter a voz com a qualidade necessária para narrar a apuração, ela cita uma rotina de preparos básicos e importantes, como "não beber, não fumar, falar pouco e em tom baixo".  

A carreira diversificada de Eloise também contribuiu para alcançar este momento profissional. Além do programa focado em samba e pagode na Rádio Transcontinental FM, ela já atuou como mestre de cerimônia no concurso para a escolha da Corte do Carnaval de São Paulo e ainda emprestou sua voz para a publicidade. 

“Venho de uma família musical. Minha mãe cantava, meus tios tocam e meu irmão é de um grupo de pagode chamado Aballou”, completa Eloise.  

Eloise soma três décadas como locutora
Eloise soma três décadas como locutora
Foto: Felipe Araújo / Liga-SP

Saída de Zulu 

Mestre Zulu saiu da apuração do carnaval paulista após 30 anos. Desde 1993, os únicos dois anos que Zulu não narrou as notas foram 2007 e 2021, o último por causa da pandemia de coronavírus. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade