Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Blocos de carnaval invadem as ruas pela cidade de São Paulo

18 fev 2017 - 20h17
(atualizado às 20h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O carnaval de rua em São Paulo começou neste sábado (18) e vai até 5 de março. Neste fim de semana 175 blocos vão desfilar pelas ruas da cidade. Ao todo serão 391 blocos, 28% a mais que em 2016. No Parque Ibirapuera, a folia foi garantida pelo Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença, que nasceu em São Paulo e desfila pelo terceiro ano na capital paulista.

Desfile do bloco Bicho Maluco Beleza,comandado por Alceu Valença, no Parque do Ibirapuera
Desfile do bloco Bicho Maluco Beleza,comandado por Alceu Valença, no Parque do Ibirapuera
Foto: Agência Brasil

Acompanhado por sua banda, naipe de metais e bateria com cerca de 20 integrantes, o cantor antecipa o carnaval de Pernambuco. A co-realização é da Pipoca.co e da Tropicana. "É gratificante ver o povo na rua cantando seus sucessos, milhares de sombrinhas de frevo agitadas no ar, uma explosão de alegria semelhante ao que acontece todos os anos em Pernambuco'' - disse o cantor Alceu Valença.

A diretora escolar, Renata Melice, de 49 anos, disse que adora carnaval de rua, esteve muitas vezes em Salvador e resolveu este ano aproveitar o carnaval em São Paulo. "Vim porque é Alceu Valença e achei que está super organizado, estou gostando muito". A sobrinha de Renata, Mariana Melice, de 28, anos, mora em Atibaia, e veio para São Paulo para aproveitar o carnaval de rua. "Esta é minha primeira vez no carnaval de rua em São Paulo, e eu quis começar com o bloco do Alceu para depois ir em outros".

Desfile do bloco Os Capoeira, liderado pelo mestre Dalua, mostra tradições afro-brasileiras, em frente ao Parque Ibirapuera
Desfile do bloco Os Capoeira, liderado pelo mestre Dalua, mostra tradições afro-brasileiras, em frente ao Parque Ibirapuera
Foto: Agência Brasil

O casal Gustavo Schineder, de 30 anos, e Sofia Saleme Flamingo, de 27 anos, participou do bloco pela segunda vez: "Esperamos o ano inteiro para vir de novo. No ano passado viajamos no carnaval,  fomos nos bloquinhos no pré-carnaval. A experiência foi muito boa. O bloco do Alceu Valença é bem animado, com música pernambucana e bem carnaval", disse. Para Sofia, o clima do bloco é gostoso, com a presença de famílias, todos e interessados em uma festa saudável. "É muito bom porque as pessoas são do bem".

Já na região da Avenida Paulista, o bloco Olha o Sucesso, formado por amigos pernambucanos, apaixonados pelo carnaval de Pernambuco, a festa começou por volta das 14h e terminou às 19h depois de desfilar por algumas ruas do Jardins. Um dos organizadores, Bartolomeu Cavalcanti, de 30 anos, disse que depois de seis anos morando em São Paulo e com saudade do carnaval pernambucano, resolveu juntar alguns amigos para criar o bloco, que já está no seu segundo carnaval.

"Olha, o nome do bloco, Olha o Sucesso, é uma expressão do carnaval de Recife e Olinda, e só sabe o que quer dizer isso é quem já participou do carnaval de lá. É algo que os ambulantes vendem. Quisemos trazer um pouco da nossa cultura para São Paulo. O bloco é uma forma de matar a saudade daqueles que não vão poder voltar para o carnaval de lá. Temos elementos tradicionais da cultura pernambucana, incluindo a banda de metais sem som mecânico, a passista do frevo, o estandarte, o maracatu, a sombrinha de frevo".

Maria Júlia Menezes, de 25 anos, é mineira e mora em São Paulo há dois anos, disse que participou do carnaval de rua no ano passado, mas no Olha o Sucesso é a primeira vez. "Estou achando mega tradicional, e estava sentindo falta disso porque os outros blocos são mais comerciais. Eu curtia muito o carnaval no interior de Minas. Vale muito a pena vir neste bloco, ele é menos cheio e o clima é mais gostoso".

Também mineira, mariana de Rezende Garcia Neto, de 29 anos, vive em São Paulo há sete anos, e há cinco anos brinca carnaval na capital paulista. "Conheço este bloco desde o ano passado porque sou amiga dos organizadores, e já o acompanho desde a criação. Antes mesmo do bloco existir, eu já acompanhava a paixão deles pelo carnaval e pelo frevo. O bloco é muito bom e vai crescer a cada ano".

SP: Bloco do Sargento Pimenta faz show no Carnaval na Praça:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade