Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

‘Shape’ de carnaval: saiba por que treinos muito intensos podem trazer prejuízos

Busca por equilíbrio entre exercícios, descanso e alimentação é fundamental.

4 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Conheça recomendações de um especialista para uma rotina saudável de treinos e não perder o pique durante o carnaval.
João começa preparação para o carnaval com antecedência; Maria equilibra sono, alimentação e exercícios
João começa preparação para o carnaval com antecedência; Maria equilibra sono, alimentação e exercícios
Foto: Arquivo pessoal

O carnaval de 2024 se aproxima e muitos blocos e eventos já estão em andamento por todo Brasil. Com isso, chegou a época de vermos academias e outros espaços voltados para exercícios físicos lotados de foliões em busca de um corpo mais magro ou mais forte. Ainda que a prática de atividades físicas seja altamente recomendada por especialistas, alguns cuidados são necessários para que o excesso de treinos não prejudique a festa e a saúde.  

Coordenador do Laboratório do Treinamento na Musculação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Fernando Vitor Lima explica que a recomendação mais saudável é aceitar que o exercício físico deve ser pensado em “médio a longo prazo. Tem que começar meses antes para fazer de maneira segura”. Ou seja, correr para definir o corpo ou aumentar os músculos para carnaval 2024 pode ser perigoso à saúde.  

O professor do Departamento de Esportes da UFMG alerta que durante este período, marcado tanto por exercícios quanto festas intensas, é preciso “ficar atento ao nível de fadiga do seu organismo”. Além disso, o aumento da carga usada nos treinos pode ocasionar o surgimento de lesões.  

“Isso pode fazer com que as pessoas parem de treinar e fiquem mais longe de seus objetivos. Muitas pessoas não estão preparadas para aumentar a carga”, avisa o professor. 

Fernando Vitor Lima atua no Departamento de Esportes da UFMG
Fernando Vitor Lima atua no Departamento de Esportes da UFMG
Foto: Arquivo pessoal

Recuperação 

Além de recomendar a prescrição de treinos por um profissional de educação física que possua uma boa formação em treinamento esportivo, Fernando diz ser necessário priorizar uma rotina que inclua uma quantidade grande de descansos. 

“Quando as sessões de treino começam a ficar muito difíceis, e o praticante entra desmotivado para o treino e não consegue dar conta de treinar, é sinal de que ele não está tendo a recuperação suficiente”, conclui o professor. 

O personal trainer João Paulo Ribeiro, de 29 anos, confirma a situação descrita por Fernando. “Quando vai chegando perto do carnaval, o corpo já está um pouco esgotado devido ao grande desgaste de energia”, conta. “Faltando uma semana, eu diminuo a quantidade de cardio [exercícios aeróbicos], aumento um pouco a alimentação e tento manter apenas o treinamento de força, para o corpo começar a regenerar de forma gradativa, não lesionar e não atrapalhar os resultados”. 

Personal trainer também conta com ajuda de outros profissionais para se exercitar
Personal trainer também conta com ajuda de outros profissionais para se exercitar
Foto: Arquivo pessoal

João afirma começar uma preparação específica para o carnaval em meados de outubro. “Alinho com meu nutricionista os objetivos e, mesmo sendo da área de educação física, tenho um treinador para alinhar minhas necessidades de treinos. Ele vê os pontos fracos de cada grupamento muscular”, conta.  

Faltando algumas semanas para a folia, ele segue a alimentação proposta à risca, mas sem passar vontade.

“Não deixo de comer o que gosto. Como o planejamento alimentar é bem estruturado, eu consigo fazer essas ‘escapadas’”. 

Após entrar no famoso detox pós-Revéillon, a jornalista Maria Mendonça, de 30 anos, também tenta equilibrar as vontades de alimentos específicos e os treinos, sem esquecer do descanso. Hoje, ela cortou os doces durante a semana e não bebe mais refrigerante.  

“A minha rotina de treino atual inclui fazer pilates na segunda-feira; terça, quarta e quinta, faço musculação; e na sexta faço uma aula de cross run (...) Intensificar os treinos não é você se prejudicar ou ir além do seu limite. O meu equilíbrio é fazer o que está ao meu alcance. (...) Por isso, se tem um dia que não acordo bem, ou que não dormi direito eu reajusto a rotina”, relata Mariana, que também tem planos de correr uma maratona no final deste ano. 

A jornalista explica que tem uma rotina de exercícios físicos há muitos anos, principalmente desde que passou por uma cirurgia bariátrica em 2014. Hoje, ela acredita que o equilíbrio entre o descanso, alimentação, hidratação e os treinos são a chave para curtir qualquer festa, não só o carnaval. 

“Não faço metas, já passei boa parte da minha vida fazendo metas, quando era obesa. Foram 20 anos lutando contra a obesidade. Eu faço mais a questão mesmo de treinar e melhorar”, conclui. 

Jornalista se alimenta de forma saudável e treina vários dias na semana
Jornalista se alimenta de forma saudável e treina vários dias na semana
Foto: Arquivo pessoal
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade