Carta de Jane Austen criticando autora "prosaica" vai a leilão
Jane Austen escreveu uma carta uma vez dizendo que um grande salário era a melhor receita para a felicidade. Agora uma carta particular escrita pela autora para sua sobrinha pode fazer alguém, de fato, muito feliz.
A carta criticando uma autora contemporânea por ser "prosaica" será leiloada em uma casa de leilões de Londres na terça-feira.
A carta é de Austen para Anna Lefroy, a filha mais velha do irmão mais velho da escritora, Reverendo James Austen. Os leiloeiros da Sotheby's esperam que o item arrecade entre 80 mil e 100 mil libras.
O assunto da carta é a "mais cansativa e prosaica" novela gótica "Lady Maclairn, the Victim of Villainy" (sem tradução para o português), publicada por sua contemporânea, Rachel Hunter.
"É muito interessante ter uma carta de Jane Austen falando sobre escrita, falando sobre novelas, falando sobre as novelas de outras pessoas, porque não há muitos casos na escrita de Jane Austen em que temos isto", disse o diretor de livros e manuscritos da Sotheby's, Gabriel Heaton.
Os leiloeiros disseram que a carta, datando de 29 e 30 de outubro de 1812, quando a autora de "Orgulho e Preconceito" estava em seu auge literário, pertencia à família Austen e nunca foi comercializada antes.