Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Aladdin: Produção é acusada de escurecer a pele dos figurantes com maquiagem

Live-action comandado por Guy Ritchie estreia ano que vem e as controvérsias raciais não vêm de hoje.

8 jan 2018 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários

Dan Lin, produtor de Aladdin, assegurou muita diversidade no elenco do filme, afirmando inclusive que não iria fazer um Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo e sim um longa-metragem autêntico passado na Arábia Saudita. Informações do set comandado por Guy Ritchie, no entanto, indicam que a promessa não vem sendo cumprida.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Um figurante que participou das gravações no Reino Unido afirma ter visto cerca de 20 atores brancos em fila esperando para serem escurecidos com maquiagem. "A mensagem da Disney é que a cor de sua pele, sua identidade, sua experiência de vida, nada disso é impossível de ser pulverizado ou lavado", disse Kaushai Odedra ao Sunday Times. O testemunho da mudança de tons de pele é ainda mais lamentável pela proximidade do estúdio de grandes comunidades londrinas árabes e asiáticas.

Sem negar a denúncia, a Disney divulgou comunicado dizendo que Aladdin "tem o elenco mais diverso já escalado para um live-action da empresa e que mais de 400 dos 500 figurantes são indianos, africanos, asiáticos e do Oriente Médio."

As exceções seriam pequenos papéis com exigência de habilidades - como dublês, dançarinos e cuidadores de camelo -, em que performers tiveram que ser maquiados pela falta de candidatos capazes com o tom de pele desejado.

Esta não é a polêmica do tipo envolvendo a aventura romântica. A escalação de Naomi Scott, britânica descendente de indianos, para interpretar a 100% árabe Jasmine foi bastante criticada e considerada um exemplo de colorismo. Outro problema foi a substituição do árabe Príncipe Achmed do desenho - que disputa a mão da princesa com o Príncipe Ali - pelo loiro Príncipe Anders (Billy Magnussen).

Com o canadense Mena Massoud no papel principal e Will Smith como o Gênio, Aladdin tem estreia marcada para 23 de maio de 2019.

AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra