Pantera Negra: Racistas plantam relatos falsos no Twitter sobre agressões contra brancos
Onda de "fake news" atinge as redes sociais nos Estados Unidos para difamar fãs negros do mais recente sucesso da Marvel
Pantera Negra chegou aos cinemas no último final de semana celebrado como um passo importante para a representação negra em Hollywood. Entretanto, mesmo com tanto sucesso de crítica e de público, o longa-metragem da Marvel Studios tem sido alvo de um antagonista infinitamente mais nocivo do que o vilão interpretado por Michael B. Jordan: o próprio racismo.
Na milionésima prova de que não se deve acreditar em tudo que está na internet, o final de semana de lançamento de Pantera Negra foi marcado por uma série de boatos no Twitter. Pessoas usaram o microblog para publicar e propagar relatos falsos sobre espectadores brancos que teriam sido agredidos por fãs negros durante sessões do filme estrelado por Chadwick Boseman.
Diversos trolls nos Estados Unidos espalharam os rumores para difamar os fãs negros do filme da Marvel com um claro viés racista. "Eu fui ver Pantera Negra com a minha namorada e um adolescente negro gritou 'Você está no cinema errado' e quebrou uma garrafa no rosto dela", diz um dos falsos relatos, acompanhado por uma imagem sangrenta de uma mulher agredida. Com uma mera busca reversa no Google, descobre-se que a imagem explícita é de uma sueca que foi atacada após abusada sexualmente em uma casa noturna em janeiro deste ano.
Um usuário do Twiiter reuniu o falso relato com as notícias do caso real para alertar seus seguidores sobre o problema. "Posts falsos estão sendo criados para depreciar as pessoas negras e parte triste disso é que algumas pessoas vão acreditar."
Fake posts are being created to make black people look bad and the sad part of it is some people will believe them #BlackPanther pic.twitter.com/XzNMoxFmWs
— Trapa Fasa (@trapafasa) 16 de fevereiro de 2018
Outra usuária do Twiitter reuniu prints de outra falsa acusação falsa de agressão durante a sessão de Pantera Negra e lembrou que foram falsos testemunhos motivados por racismo que causaram inúmeros linchamentos de pessoas negras inocentes ao longo da história dos Estados Unidos, país marcado por conturbadas relações raciais. Um dos exemplos utilizados foi o caso do lichamento do adolescente Emmett Louis Till, em 1955. Em 2015 foi anunciado que Whoopi Goldberg produziria um filme sobre sobre o caso e que Jay Z e Will Smith iriam financiar uma minissérie sobre o mesmo tema.
Emmett Till, Rosewood, and countless other cases of white people falsely accusing black people of heinous crimes...
And now we have all these fake #BlackPanther attacks made up by - you guessed it - a bunch of spiteful, dumbass white people...
Is anyone really surprised?... pic.twitter.com/oxVvzZ5yAV
— 🥑FR E SH A VOCA DO🥑 (@rduong4) 18 de fevereiro de 2018
Outros usuários fizeram piada com o abusrdo de tais acusações falsas e chegaram a usar imagens do ator Steven Yun em uma cena da série The Walking Dead para ilustrar suas publicações.
My friend and I went to the #BlackPanther premier and he was brutally beaten for "not belonging there" by an angry group who did not have tickets. Very sad, night ruined pic.twitter.com/Con2bmU2Ag
— . (@WHIT3IV3RS0N_) 16 de fevereiro de 2018
Outro lado lamentável de tais falsas acusações é que boa parte delas usa imagens de mulheres que foram vítimas de violência doméstica, em claro desrespeito ao trauma sofrido pelas vítimas, como mostra uma reportagem feita pelo Buzzfeed.
O cineasta James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia (2014) e Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), denunciou as difamações. "Os racistas estão à solta criando histórias deplóraveis em suas próprias cabeças com vários tweets falsos sobre violência em sessões de Pantera Negra. Na verdade, pessoas de todas as trajetórias de vida estão curtindo o filme juntas neste final de semana. Não deixe esse tipo de merda assustar você."
The racists are out and rearing their ugly heads with lots of fake tweets about violence at #BlackPanther screenings. In truth, people from all walks of life have been enjoying the film together this weekend. Don't let this BS scare you away. ❤️ https://t.co/CSdlcpVuPp
— James Gunn (@JamesGunn) 17 de fevereiro de 2018