Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Artistas brasileiros e marcas poderosas são destaque na CCXP

Mercado Geek não é um nicho. É sim um estilo de vida.

8 dez 2017 - 09h26
(atualizado em 6/12/2018 às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A 4ª edição do evento Comic Con Experience (CCXP) acontece de novo em São Paulo nos dias 07 a 10 de dezembro e mais uma vez, reúne os fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime de todo o universo Geek. Entre as diversas empresas, encontra-se a Riachuelo, maior detentora de licenças de personagens do varejo de moda do Brasil que trouxe para o evento diversas coleções baseadas nos universos Geeks.

Diversos produtos como meias, jaquetas, vestidos, caixinha de óculos, garrafinhas e itens para todos os membros da família, do bebê ao adulto, podem ser encontrados para o deleite dos Geeks. Os produtos foram criados tendo como base o universo do Harry Potter; dos Games tais como Super Mário Bros, Zelda e Megaman. Ou mesmo filmes como Parque dos Dinossauros, Senhor dos Anéis e Game of Thrones. Isso sem falar dos Cartoons clássicos e o mundo dos super-heróis da DC, Marvel e Starwars.

Durante minha visita ao estande, perguntei para Julia Medeiros, gerente de licenciados da Riachuelo, qual foi o início de toda essa motivação para atender o mercado Geek, ela comentou que tudo teve início no final de 2015 quando a Riachuelo fez um lançamento baseado num filme do Starwars. Segundo ela, a Riachuelo já trabalhava com algumas marcas e depois desse lançamento e de todo o sucesso e é que eles partiram para criar uma iniciativa que culminou no Geek Week, uma ação que produziu diversas peças exclusivas para o público.

Mas será que o mercado Geek é um mercado rentável para a moda? Segundo Julia, ele é sim. Na sua opinião isso acontece principalmente porque o mercado Geek não pode ser mais considerado um nicho, hoje ser Geek é muito mais um estilo de vida e uma feira como a CCXP que movimenta milhares de pessoas não pode ser mais considerado um evento de nicho.

Juliano Alves, da Rádio Geek, fala com Julia Medeiros, gerente de licenciados da Riachuelo.
Juliano Alves, da Rádio Geek, fala com Julia Medeiros, gerente de licenciados da Riachuelo.
Foto: Maxwell Sousa e Thiago Schulze/Rádio Geek

Para ela é um mercado rentável, mas muito exigente. Onde todos os lançamentos têm de ser bem feitos, não podem ter preços abusivos e não pode ser massificados para assim não perder o seu real apelo.

Ela também comentou que, no ano passado eles estudaram muito sobre o universo Geek e sentiram que precisavam criar uma coleção exclusiva para o setor. Iniciaram criando peças com sua equipe criativa e seguindo os guias dos estúdios até chegar a uma edição limitada. Mas para a CCXP desse ano, eles sentiram que precisavam ir ainda mais além, então decidiram criar algo mais exclusivo e falaram com a Chiaroscuro Studios para envelopar um projeto muito legal onde artistas selecionados poderiam criaram artes exclusivas.

A Chiaroscuro Studios é uma empresa que administra a carreira de vários dos principais talentos da indústria de quadrinhos. Artistas estes que trabalham com marcas famosas como DC COMICS, MARVEL COMICS, SKYBOUND, IMAGE COMICS e muitas outras.

Dessa maneira, para a coleção foram escolhidos oito ilustradores e uma colorista que criaram dez ilustrações inéditas e exclusivas. Cinco tendo como base o universo da DC Comics, três da Marvel e dois do Starwars. Todas as peças são limitadas e terão uma tag especial com informações sobre os artistas e sua coleção. Além disso, a tiragem é super limitada, de apenas 200 peças e, na CCXP, quem adquirir uma peça ganha também um cartaz, para quem sabe, pegar a assinatura do artista.

Tive a oportunidade também de falar com o artista Danilo Beyruth onde perguntei como foi o processo de criação. Segundo ele, foi muito legal desenvolver algo para o Starwars. O trabalho foi todo digital, com um briefing super aberto tendo como foco a criação de uma estampa bem iconográfico, como se fosse um pôster, que tivesse os vilões do Starwars. Já a artista Adriana Melo declarou que foi uma grande alegria fazer duas personagens que ama muito. A Harley Quinn e a Mulher maravilha, que segundo ela, são duas personagens femininas super incríveis e fortes.

E então, ficou curioso em saber sobre quem criou cada obra? Segue abaixo mais informações sobre cada um deles:

ADRIANA MELO

Adriana Melo é uma artista amplamente reconhecida por seu estilo exuberante. Ingressou no mercado de quadrinhos depois uma avaliação de portfólio, em uma convenção de quadrinhos em São Paulo, ainda aos 18 anos. Já trabalhou para grandes Editoras como Marvel Comics, DC Comics e Image Comics. Em 2016, tornou-se a desenhista da revista New Adventures of the Ninth Doctor, inspirada na série de TV Doctor Who, para a editora britânica Titan Comics, e em 2017 estreou como co-roteirista, assinando o número 10 do título ao lado do escritor regular da série, Cavan Scott.

DANILO BEYRUTH

Quadrinhista, Ilustrador e Publicitário. Produz HQs desde 2006, e sua criação, o Necronauta, já foi publicado nos Estados Unidos pela Image Comics. É amplamente reconhecido no mercado brasileiro, sendo vencedor dos prêmios HQMIX e Ângelo Agostini pela HQ Bando de Dois, publicada em 2010. Foi instrumental no lançamento do selo Graphic MSP, dos Estúrdios Mauricio de Sousa, com sua aclamada interpretação do personagem Astronauta, sucesso de venda que já foi publicado em vários países da Europa. Estreou na Marvel Comics em 2016, desenhando uma história da personagem Gwenpool, na revista Howard o Pato. Seus mais recentes trabalhos incluem Ghost Rider para a Marvel e Astronauta: Assimetria, para o selo Graphic MSP.

EDDY BARROWS

Eddy Barrows nasceu em Belém do Pará, mas reside desde 1997 na cidade de Belo Horizonte, Minas gerais, onde deu início a seus primeiros trabalhos profissionais, trabalhando para editoras locais, agência de publicidade, ilustrando livros infantis, técnicos e didáticos, em 2000 fez seus primeiros testes para a agencia Art & Comics e conseguindo os seus trabalhos iniciais 3 meses depois, com a editora Chaos Comics. Depois de 3 anos aprimorando suas técnicas, retomou sua carreira nos quadrinhos no título G.I Joe: Cobra Reborn. Em novembro de 2004 tem início a sua longa parceria com a DC Comics, onde consolidou sua carreira como quadrinista, fazendo parte de projetos aclamados como Blackest Night, Superman, Nightwing e Martian Manhunter. Atualmente é desenhista da revista Detective Comics, uma das mais longevas na história dos quadrinhos, e artista convidado na revista Suicide Squad.

IVAN REIS

Há mais de 25 anos no mercado de quadrinhos, Ivan iniciou sua carreira nos Estúdios Maurício de Sousa e já trabalhou em revistas de vários gêneros para diversas editoras, além das gigantes Marvel e DC Comics. Na Marvel, desenhou títulos como Vingadores, Homem de Ferro e Hulk; e na DC, desenhou as revistas Superman, Lanterna Verde e Aquaman, além de eventos importantes como Infinite Crisis, Blackest Night, Brightest Day, Multiversity e foi um dos criadores envolvidos na grande reformulação DC Universe Rebirth. Celebrado artista, em 2016, desenhou Batman n°6, sua primeira história solo do Homem-Morcego, a revista mais vendida do mercado americano em setembro daquele ano. Atuante em várias mídias, criou designs para colecionáveis e artes de campanhas publicitárias para a DC Comics, incluindo um exclusivíssimo pôster para o filme Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, a pedido do diretor Zack Snyder. Ganhador de vários prêmios em sua carreira, é artista exclusivo da DC Comics há muitos anos e atualmente é o desenhista oficial de Justice League of America, um dos principais títulos da Editora.

NATÁLIA MARQUES

Nascida em Campinas na década de 90, Natália Marques cresceu lendo quadrinhos. Após um workshop com o Marcelo Maiolo, decidiu profissionalizar-se como colorista. Seu primeiro trabalho foi em 2015 e desde então atua no mercado internacional, com obras publicadas no Canadá, Estados Unidos e Europa.

PAULO SIQUEIRA

Atua profissionalmente como desenhista/ arte-finalista desde 2003. Com trabalhos publicados pelas editoras Avatar Press, DC Comics, Dynamite Entertainment, Marvel Comics e Zenescope Entertainment. Já trabalhou em diversas revistas da DC Comics e também da Marvel, em especial da Família Homem-Aranha, entre outros títulos de diferentes núcleos da Editora. Mais recentemente, trabalhou na DC Comics nas revistas Convergence: Justice Society of America, Titans Hunt e desenhou os layouts para a edição de estreia da revista Wonder Woman após o evento DC Universe: Rebirth. Na Marvel, desenhou um arco de A-Force e uma história de Amazing Spider-Man para o Free Comic Book Day 2017. Além de ser talentoso desenhando artes internas, também é celebrado capista.

RB SILVA

Há quase dez anos atuante no mercado internacional de quadrinhos, RB Silva já teve trabalhos publicados pelas mais proeminentes editoras dos Estados Unidos: DC Comics, Marvel Comics e Dark Horse Comics. Dotado de um estilo arrojado e contemporâneo, sua arte exala dinamismo e fluidez.

ROGÊ ANTÔNIO

Trabalha com quadrinhos e ilustração para o mercado nacional e internacional desde 2008. Coautor da HQ “Pontomorto”, feita em parceria com o premiado cartunista Rafael Corrêa. Entre seus trabalhos mais recentes estão Nightwing e Batgirl and The Birds of Prey para a DC Comics.

THONY SILAS

Artista de Recife, Pernambuco, é possuidor um estilo inconfundível, seus desenhos dinâmicos são cinéticos quase ao ponto de pularem da página. Com trabalhos publicados em grandes editoras, como Marvel Comics e DC Comics, Thony também teve passagem pela Valiant Comics, desenhando principalmente capas. É muito requisitado por suas belas commission arts. Recentemente desenhou Captain Marvel e Mosaic para a Marvel Comics.

E para saber mais sobre a coleção geek Chiaroscuro acesse: www.riachuelo.com.br/comic-con

E para mais informações sobre o evento CCXP acesse: www.ccxp.com.br.

Veja também:

Começou a CCXP 2017, novo Tomb Raider chegando - IGN Daily Fix:
Rádio Geek
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade