Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morando no Rio, Vincent Cassel planeja filme sobre Carnaval

2 mai 2013 - 16h04
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Vincent Cassel se mudou para o Rio de Janeiro no final de 2012 com a família
Vincent Cassel se mudou para o Rio de Janeiro no final de 2012 com a família
Foto: Getty Images

O charme é francês, mas o coração de Vincent Cassel é bem brasileiro. O ator, que completa 25 anos de carreira em 2013, não economiza palavras na hora de se declarar ao País que acabou de adotar e coloca esse amor naquele patamar já cantado em prosa e em verso pelo também francês Blaise Pascal, na linha de “o coração tem razões que a própria razão desconhece”. Cassel se transferiu com as filhas Deva, 8 anos, e Léonie, 2 anos, e, claro, a esposa Monica Belucci, para o Rio, no final do ano passado, depois de visitar o Brasil por incontáveis vezes. “Pouco a pouco estou entrando na vida brasileira”, diz ele, que a partir do próximo dia 3, além de ser figurinha frequente nas areias do Arpoador e de Ipanema, poderá ser visto no telão, no filme Em Transe, dirigido pelo irreverente e criativo Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário e 127 Horas) . 

O filme, um thriller psicológico, tem no enredo um crime mal resolvido: a quadrilha de Franck, personagem vivido por Cassel, planeja o roubo de uma obra milionária do artista plástico espanhol Goya. Porém, o responsável pela execução do plano, o leiloeiro e comparsa Simon, papel de James McAvoy (X- Men: Primeira Classe) simplesmente esquece onde escondeu o quadro. Aí entra em cena a terceira personagem principal da história, Elizabeth, vivida por Rosario Dawson (Sin City - A Cidade do Pecado). 

Em Los Angeles, o ator francês, hoje 'menino do Rio', conversou com o Terra num bate-papo em português perfeito, com um leve sotaque carioca. Ele, que já atuou em filmes como 12 Homens e Outro Segredo, Cisne Negro, À Deriva e Inimigo Público Número 1, confessou estar muito feliz com a vida na Cidade Maravilhosa, elogiou a situação atual do País e disse que o plano é conhecer outras ondas, como as de Florianópolis, que já ouviu falar muito bem. Sim, ele é surfista e costuma surfar em Búzios (RJ) e em Trancoso (BA), mas, claro, tem muitos planos de fazer filmes no Brasil.

Terra - Como você define o seu personagem no filme Em Transe?

Vincent Cassel – O Franck é um gângster francês morando em Londres e, mais que tudo, é um homem de negócios. É um empresário que faz muitas coisas diferentes para ganhar dinheiro, algumas legais e outras ilegais. Mas é uma pessoa normal, bem mais normal do que os outros dois personagens, Simon e Elizabeth (James McAvoy e Rosario Dawson), que têm que mentir, esconder informações. Franck não precisa nunca. O que você vê, é ele. 

Terra - Mas ele não é um desses gângsteres durões...

VC - Sim, essa pessoa que parece dura no começo, que vai jogar, você vai ver que é alguém que age com o coração. A definição do papel pra mim é: ele é um gângster que vai se apaixonar.

Terra - O que é diferente no estilo do Danny Boyle de fazer um filme?

VC – Um diretor bom para mim é um diretor que tem um estilo diferente de todos os outros. Boyle tem um jeito de colocar a câmera,  uma coisa bastante barroca, com muito estilo, é moderno. E ao mesmo tempo ele valoriza muito os atores. 

Terra – Como é o trabalho dele com os atores?

VC - O Danny Boyle vem do mundo do teatro, então ele gosta de trabalhar com os atores, de um jeito quase antigo. Investe muito tempo, lendo o roteiro, discutindo. O que não é muito comum hoje em dia.

Terra - Você mudou para o Brasil no final do ano passado. Qual é a sua relação com o país?

VC – Faz muito tempo que estou visitando o Brasil. Fui pra lá pela primeira vez aos 20 anos de idade. Sempre gostei, mas porque, exatamente, eu não sei. Quando você ama ou se apaixona por alguém ou algo, não há razão. No momento que tem uma razão, isso já está acabando.

Terra – Por que resolveu se mudar agora, depois de conhecer o País por mais de 20 anos?

VC - Sempre gostei e agora acho que era a hora. Acho que a situação do Brasil está mudando bastante, e isso fez com que a gente se mudasse. Fui com a família inteira e já colocamos as crianças na escola. Estamos gostando muito.

Terra - Como é a rotina de vocês no Rio?

VC - Já estamos com uma rotina normal, casa, praia, escola, família. Estou escrevendo um projeto que eu quero fazer lá.

Terra - Que projeto é esse?

VC - É um filme franco-brasileiro que vai ser filmado lá, com um elenco brasileiro. A história do filme acontece no Rio durante o Carnaval. Faz tempo que estou trabalhando com isso e agora está mais ou menos chegando lá. Depois que mudei para o Brasil, começaram a chegar para mim bastante projetos, então estou feliz. Pouco a pouco estou entrando na vida brasileira.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/cinema/infograficos/duroes/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/cinema/infograficos/duroes/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade