Morte do ator Heath Ledger por overdose completa cinco anos
Cinco anos após a morte do australino Heath Ledger, a legião de fãs que ficou impactada pelo seu trabalho ainda lembra dos papéis no cinema do ator, que ficou conhecido principalmente por seu personagem em Batman - O Cavaleiro das Trevas, de 2008, em que interpretou o Coringa. Ledger, morto em 22 de fevereiro de 2008 após uma overdose acidental de medicamentos, despontou para a fama com seu papel como o homossexual de O Segredo de Brokeback Mountain (2005), mas sua trajetória já era extensa quando fez esse trabalho polêmico.
Heathcliff Andrew Ledger nasceu no dia 4 de abril de 1979, em Perth, na Austrália. Sua família descende de colonizadores oriundos da Irlanda e da Escócia. Aos 16 anos, saiu de sua cidade natal para morar em Sydney com a intenção de se tornar ator. Os amigos e parentes mais próximos acreditavam que ele tinha mais talento para o esporte, já que era aficionado por hóquei sobre grama, mas ele insistiu na carreira artística.
Participou de algumas séries e de algumas produções independentes australianas. Sua primeira grande oportunidade em Hollywood veio com o filme 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999). Logo depois veio o papel de protagonista na fita australiana Two Hands, dirigida por Gregor Jordan.
Heath consolidou a carreira com filmes como O Patriota (2000), Coração de Cavaleiro (2001), Ned Kelly (2003), O Devorador de Pecados (2003) e Os Irmãos Grimm (2005). Em 2001, ele ganhou o prêmio ShoWest de "Futura Estrela Masculina", por sua atuação em O Patriota e Coração de Cavaleiro.
Alguns anos depois, o ator se transformou em uma das vítimas preferidas dos paparazzi, após ter cuspido no rosto de um deles. Os fotógrafos "se vingaram" com pistolas de água durante a première de O Segredo de Brokeback Mountain, filme pelo qual recebeu sua única indicação ao Oscar em vida, na categoria de melhor ator. Durante as filmagens do longa, Heath conheceu a atriz Michelle Williams, com quem teve uma filha, Matilda Rose, nascida em 28 de outubro de 2005. O casal terminou o relacionamento em 2007.