Mulher-Maravilha traz referências ao primeiro filme do Superman
Diana Prince fazendo homenagem a Clark Kent?!
Imagine a seguinte cena: um super-herói, disfarçado, enfrenta problemas em passar por uma porta giratória e, ao sair do local, é atraído até um beco e atacado, defendendo seu (sua) companheiro(a) de uma bala.
Agora, pense rápido: qual filme veio a sua mente? Superman - O Filme ou Mulher-Maravilha?
As duas alternativas estão corretas. Superman - O Filme foi o primeiro blockbuster a provar que um filme de super-herói poderia ser um drama com um enredo mais humano. Em tributo, Mulher-Maravilha, o primeiro longa protagonizado pela heroína, veio cheio de referências e alusões ao clássico estrelado por Christopher Reeve.
Quando Diana Prince (Gal Gadot) vai às compras em Londres com Steve Trevor (Chris Pine) e Etta Candy (Lucy Davis) para encontrar roupas mais modestas do que sua armadura de guerreira, a heroína usa um casaco preto e chapéu - bem parecidos com as vestes de Clark no filme de 1978.
Steve coloca óculos em Diana como um disfarce, e Etta comenta que eles não funcionarão para distrair da beleza da moça - assim como os óculos de Clark Kent não conseguiam esconder de forma convincente os belos traços do Homem da Aço (ou será que conseguiam?).
Ciência explica como óculos do Superman realmente podem funcionar como disfarce
Uma das cenas mais famosas de Superman - O Filme traz Clark e Lois saindo do escritório e passando por uma porta giratória - o herói tem dificuldade para passar por ela, pois geralmente finge ser desastrado para ninguém suspeitar de seus poderes. Em Mulher-Maravilha, Diana também também se enrola ao passar pela porta giratória - porque está carregando sua espada e escudo.
Nos dois filmes, a sequência da porta leva a um ataque em um beco (com paredes de tijolos!). Em Superman, Clark pega uma bala para proteger Lois Lane (Margot Kidder) de um assaltante. Já em Mulher-Maravilha, Diana desvia balas com seu bracelete para proteger Steve.
Além disso, há o grande simbolismo de que, desta vez, em 2017, é uma mulher protegendo um homem. Claro que Steve não está exatamente indefeso - e Lois sabe muito bem lutar, afinal, antes do assaltante atirar, ela lhe dá um chute na cara.
Geoff Johns, presidente da DC Comics, inclusive, compartilhou no Twitter uma imagem comparando as produções. E a própria Patty Jenkins, diretora do filme, confirmou, em entrevista, ter se inspirado no longa estrelado por Reeve: "Eu me inspirei no Richard Donner fazendo Superman - O Filme. O que ele fez foi revolucionário, porque todo mundo dizia que era ridículo fazer um filme do Superman, ninguém nunca havia feito algo assim. Mas ele não só fez como escalou atores inacreditavelmente sérios, os melhores dos melhores. E eles trouxeram uma dimensão ampla e humor, e também podiam dar vida aos quadrinhos".
Assista às cenas:
Vale lembrar que Mulher-Maravilha 2 já foi anunciado.