Os cartuns políticos de Jim Carrey
Comediante usa a arte para criticar o governo de Donald Trump e o Partido Republicano.
Quando foi tema do curta-metragem documental I Needed Color, que despontou na internet em 2017 e viralizou, muita gente teve contato com um outro lado de Jim Carrey. Além de ator, comediante e imitador de primeira, o astro que conquistou o público com atuações em O Máskara, Todo Poderoso e O Show de Truman mostrou ser um talentoso pintor.
Como artista plástico, Carrey tem mostrado que mantém a forte veia provocativa que marcou suas performances e tem usado o Twitter para divulgar seus trabalhos como cartunista político. Extremamente crítico ao governo de Donald Trump, o humorista não mede as palavras e os traços para criticar a administração do político magnata e de demais figuras do Partido Republicano.
This is the portrait of a so-called Christian whose only purpose in life is to lie for the wicked. Monstrous! pic.twitter.com/MeYLTy1pqb
— Jim Carrey (@JimCarrey) 17 de março de 2018
Uma das charges mais recentes de Carrey atraiu controvérsias e acusações de misoginia. "Este é o retrato de uma suposta cristã cujo único propósito na vida é mentir em nome dos ímpios. Monstruosa!", comentou o ator em uma imagem que parece aludir a Sarah Huckabee Sanders, porta-voz da Casa Branca. "O bully patético, sexista, odioso, preconceituoso e 'cristofóbico' Jim Carrey atacou a secretária de imprensa da Casa Branca por conta de sua fé", protestou Mike Huckabee, ex-governador do Estado do Arkansas e pai de Sarah.
Os traços da suposta caricatura de Sarah Huckabee Sanders se alinham com as linhas expressivas do trabalho visual de Carrey. Recentemente o ator aludiu ao escândalo envolvendo Trump e a atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida como Stormy Daniels.
A ex-dançarina de striptease alega ter tido um caso com o presidente dos Estados Unidos em 2006, quando Trump já era casado com sua atual esposa, Melania. Daniels diz ter sido ameaçada por tentar falar sobre o assunto publicamente. Em 2016, poucos dias antes das eleições presidenciais americanas, Daniels afirma ter sido coagida a assinar um contrato de confidencialidade e recebido US$ 130 mil para não expor seu affair. Trump nega qualquer envolvimento com a atriz de filmes adultos, mas Michael Cohen, advogado do chefe de estado, confirmou o pagamento a Daniels. Democratas pedem que o caso seja investigado para que se esclareça se o pagamento pode ser considerado ilegal. Em sua charge sobre o caso, Carrey escreveu: "Cinquenta Tons de Decadência".
Fifty Shades of Decay pic.twitter.com/aurfm22ru6
— Jim Carrey (@JimCarrey) 23 de março de 2018
Trump foi alvo de diversas outras sátiras visuais de Carrey. Confira algumas delas abaixo.
Dear Smithsonian National Portrait Gallery @NPG, I know it's early but I'd like to submit this as the official portrait of our 45th President, Donald J. Trump. It's called, 'You Scream. I Scream. Will We Ever Stop Screaming?' pic.twitter.com/LrCmlXXpv7
— Jim Carrey (@JimCarrey) 29 de março de 2018
"Cara, Smithsonian National Portrait Gallery, eu sei que é cedo, mas eu gostaria de inscrever este como o retrato oficial de nosso 45º presidente, Donald J. Trump. O quadro se chama 'Você Grita. Eu Grito. Quando vamos parar de gritar?'"
If you liked my last cartoon you may also enjoy...
"THE WICKED WITCH OF THE WEST WING AND PUTIN'S FLYING MONKEYS" pic.twitter.com/slBG7j1s8d
— Jim Carrey (@JimCarrey) 19 de março de 2018
"Se você gostou do meu último cartun você também vai gostar desse...
A BRUXA MÁ DE THE WEST WING E OS MACACOS VOADORES DE PUTIN"
It should no longer be a surprise to people that Caveman Trump would hire a man like Porter, who's accused of beating his wives. If you want nasty things done, you hire nasty people. That's how criminal syndicates thrive. #impeachprehistoricpotus pic.twitter.com/86JaEMcp2M
— Jim Carrey (@JimCarrey) 9 de fevereiro de 2018
"Não deveria mais ser uma surpresa para as pessoas que o Homem das Cavernas Trump contrataria uma pessoa como [Rob] Porter [advogado que trabalhou na Casa Branca], que foi acusado de agredir suas ex-esposas. Se você quer fazer coisas sórdidas, você contrata pessoas sórdidas. É assim que os sindicatos criminosos prosperam."
They bailed him out, set him up and made him their stooge. With Trump in the WH, Putin may win the 3rd World War without firing a shot. #PuckerUpPOTUS pic.twitter.com/bnPWI8xa9h
— Jim Carrey (@JimCarrey) 12 de novembro de 2017
"Eles salvaram ele, o controlaram e fizeram dele seu fantoche. Com Trump na Casa Branca, Putin pode vencer a 3ª Guerra Mundial sem dar um tiro."
Trump is the fear of utter worthlessness hiding in arrogance and brutality. #bewaretheunloved pic.twitter.com/X2or7MuEEK
— Jim Carrey (@JimCarrey) 3 de novembro de 2017
"Trump é o medo da total inutilidade escondida na arrogância e brutalidade."
Oh say, can't you see?! pic.twitter.com/SFAgo4MkgS
— Jim Carrey (@JimCarrey) 25 de fevereiro de 2018
Carrey também usou um cartun para criticar os massacres nas escolas nos Estados Unidos e pedir leis mais rígidas para o controle de armas. Na arte acima, o ator usa as primeiras palavras do hino americano como legenda: "Oh, diga, você pode ver?!"
Today our nation's youth are demanding their basic human right to go to school without dying in the name of greed. It's time for Congress to act like adults worthy of their office. PASS TOUGHER GUN LAWS! BAN THE AR-15! STOP TAKING NRA BLOOD MONEY! ENOUGH IS ENOUGH! #neveragain pic.twitter.com/Hhg0Qltnjr
— Jim Carrey (@JimCarrey) 24 de março de 2018
"Hoje a juventude de nossa nação está exigindo o direito humano básico de ir à escola sem ter de morrer em nome da ganância. É hora do Congresso agir como adultos que merecem estar lá. APROVEM LEIS MAIS DURAS CONTRA AS ARMAS! PROÍBAM O RIFLE AR-15! PAREM DE RECEBER O DINHEIRO SUJO DE SANGUE DA NRA [Associação Nacional de Rifles]. JÁ CHEGA!", escreveu o ator no dia em que 500 mil pessoas tomaram as ruas de Washington para protestar contra a legislação vigente nos Estados Unidos na questão do porte de armas por civis.