Brasil já deixou marcas importantes na premiação Oscar; veja
Filmes brasileiros como 'Central do Brasil' e 'Cidade de Deus' são aclamados pela crítica internacional
Apesar de o Brasil nunca ter conseguido ganhar uma estatueta na maior premiação de cinema do mundo, o país acumula inúmeras indicações e já bateu na trave algumas vezes. Um dos longas nacionais com maior reconhecimento internacional, 'Cidade de Deus', ganhou quatro indicações no Oscar de 2004, incluindo a de 'Melhor Diretor' para Fernando Meirelles.
Em 1999, a atriz Fernanda Montenegro foi indicada a 'Melhor Atriz' pelo filme 'Central do Brasil', e foi a única brasileira a conseguir tal feito. Infelizmente, ela perdeu para Gwyneth Pawltron, mas muitos críticos consideraram uma injustiça da Academia. A atriz americana Glenn Close chegou, inclusive, a mencionar que não entendeu a derrota da brasileira.
Outro feito importante foi do longa-metragem 'Orfeu Negro', o primeiro filme de língua portuguesa a conquistar a almejada estatueta, em 1959. O filme foi filmado no Brasil, com atores brasileiros e baseado em uma peça de Vinícius de Moraes. No entanto, financiado majoritariamente com dinheiro da França, foi considerado pela Academia como filme francês.
@terraentrete De Fernanda Montenegro a Caetano Veloso, confira momentos marcantes do Brasil no Oscar 🇧🇷 #TerraBrasil #EntretêNews #Oscar2022 #FernandaMontenegro #Caetano #CidadedeDeus ♬ som original - Terra Entrete
Mais recentemente, 'Democracia em Vertigem', dirigido por Petra Costa, conquistou indicação de 'Melhor Documentário de Longa-metragem'. Não conseguiu a vitória, mas chamou muita atenção da crítica especializada.
Relembre outros momentos marcantes do Brasil no Oscar no vídeo acima.