Comemorado desde 1924: Descubra como o Dia das Crianças nasceu no Brasil
Naquele tempo, muitas crianças pobres eram obrigadas a trabalhar e, quando cometiam delitos, acabavam nas prisões.
O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, teve sua origem no Brasil há exatos 100 anos, com a assinatura de um decreto pelo presidente Arthur Bernardes, instituindo a data como "Festa da Criança". Diferente do apelo comercial que a data possui atualmente, a ideia original era mobilizar a sociedade e o governo em torno da educação e bem-estar das crianças. Naquele tempo, muitas crianças pobres eram obrigadas a trabalhar e, quando cometiam delitos, acabavam nas prisões.
A criação do Dia das Crianças surgiu durante o 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância, realizado em 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. Esse evento marcou o início de uma nova abordagem em relação à infância, com o objetivo de garantir melhores condições de vida para as crianças brasileiras. A data, inicialmente pensada para ser comum a todos os países da América, acabou sendo comemorada de formas diferentes em cada nação.
Nos primeiros anos, as comemorações incluíam atividades como concursos de robustez infantil, desfiles de escoteiros e doações para crianças carentes. Contudo, foi apenas com o tempo que a data se transformou em uma oportunidade para o comércio, com empresas promovendo a venda de brinquedos e outros produtos voltados ao público infantil. Embora muito tenha sido feito em prol dos direitos da criança, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no que diz respeito à educação e proteção das crianças mais vulneráveis.
Com a informação Agência Senado.