Concurso de balé mais antigo do mundo é adiado por falta de recursos
A 29ª edição da Competição Internacional de Balé de Varna, a mais antiga do gênero no mundo, foi adiada devido ao apoio financeiro insuficiente, disseram os organizadores nesta quinta-feira.
Uma nova data para o evento ao ar livre, conhecido na comunidade do balé como Ballet Olympiade, ainda não foi determinada. Ele deveria acontecer entre 15 e 30 de julho.
"Financiar a competição de balé mais antiga e prestigiosa do mundo não seria possível devido aos patrocínios e doações insuficientes", informaram os organizadores.
Muitos dos maiores nomes do balé conseguiram seu primeiro reconhecimento internacional no concurso, realizado a cada dois anos desde 1964 em Varna, cidade à beira do Mar Negro. Cerca de 3.159 aspirantes a dançarinos de 38 países participaram das 28 edições anteriores.
Entre seus vencedores estão os russos Mikhail Baryshnikov, Natalia Makarova e Vladimir Malakhov, as bailarinas treinadas no Canadá Evelyn Hart e Martine van Hamel e os dançarinos franceses Sylvie Guillem e Patrick Dupond.
A competição de Varna é um dos eventos de balé mais conceituados, assim como os de Moscou, Helsinque e Jackson, no Estado norte-americano do Mississippi.