Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corte químico em cabelo com curvatura: o que fazer?

21 ago 2024 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

Quebra dos fios, textura irregular, queda exagerada, perda de elasticidade natural e aparecimento de pontas duplas: esses são alguns sinais de corte químico. Aliás, é essa condição em que os fios capilares se partem por estarem super enfraquecidos.

Corte químico em cabelo com curvatura: o que fazer?
Corte químico em cabelo com curvatura: o que fazer?
Foto: Pinterest / todateen

Segundo a especialista Paula Bernardo, o corte químico ocorre por incompatibilidade de químicas, ou até mesmo pelo uso excessivo de produtos e procedimentos. "Os cortes químicos são perceptíveis e começam em áreas mais específicas onde os fios são mais finos, como na parte frontal, na lateral mais próxima às orelhas e na nuca.", explica.

O médico tricologista João Gabriel Nunes aponta que cabelos crespos e cacheados são mais suscetíveis a danos químicos por serem naturalmente mais secos. De acordo com o ele, nessa condição, o cabelo com curvatura vai ficar mais quebradiço, sem definição e com uma aparência mais opaca. "A curvatura natural pode se tornar irregular, e o cabelo pode parecer menos volumoso devido à perda de fios. Além disso, a textura pode ficar áspera, e o cabelo pode perder elasticidade natural, o que facilita a quebra contínua", complementa.

Como cuidar do corte químico em casa

Para tratar o corte químico em casa, Paula Bernardo indica o tratamento com produtos de reconstrução ricos em aminoácidos, que restauram a parte interna dos fios, ajudando-os a recuperar sua elasticidade e força. "Após as sessões de reconstrução, que podem variar de uma, duas ou mais, dependendo de como o fio esteja, faça rituais de nutrição e umectação para devolver a emoliência aos fios".

Dr. João Gabriel indica cortes regulares para remover pontas duplas e danificadas e evitar a propagação do dano ao longo do fio, e também evitar novos procedimentos químicos, para dar um 'descanso' ao cabelo. "Além dos cuidados a serem adotados em casa, pode ser positivo também se consultar com um médico tricologista para ajustar e definir o tratamento.", indica Nunes. 

A rotina de cuidados ideal

Para Paula Bernardo, a melhor rotina de cuidados para o cabelo crespo ou cacheado que está passando por um corte químico é:

  • Seguir um cronograma capilar; escolha um shampoo com tensoativos de limpeza mais suaves (sem sulfato) que limpam sem agredir. Isso porque esses fios estão sensíveis e precisam reter a oleosidade natural;
  • Utilizar máscaras que contenham aminoácidos como arginina, cistina, etc., alternando com máscaras nutritivas à base de óleos e manteigas;
  • Finalizar com um bom creme de pentear com ativos de reconstrução e reposição oleica.
todateen
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade