Um dos filmes mais aguardados do ano, "Coringa: Delírio a dois" não empolgou tanto assim na sua estreia durante o Festival de Cinema de Veneza.
Foto: divulgação / Flipar
No Metacritic — site que reúne críticas dos principais veículos do mundo e faz uma média das notas —, o filme está com uma avaliação 54 de 100.
Foto: reprodução/metacritic / Flipar
Várias das análises tem considerado o filme "sem graça" e "chato". A crítica da Vanity Fair, por exemplo, diz que é "um filme episódico sem sentido que parece desdenhar de seu público."
Foto: Divulgação / Flipar
"Dependendo de como você encara, esse exercício de desmistificação pode ser ousado ou irritantemente presunçoso, mas definitivamente não é muito divertido", disse um trecho da crítica da BBC.
Foto: divulgação / Flipar
Um texto da New York Magazine diz: "é perversamente dedicado a eliminar o máximo de prazer possível de seus momentos de música e dança."
Foto: reprodução / Flipar
O jornal brasileiro Folha de S. Paulo opinou que "Gaga surge sem brilho, em um papel que na verdade tem pouco a oferecer".
Foto: Divulgação / Flipar
"Coringa: Delírio a Dois" é uma continuação direta do filme "Coringa" (2019), que foi um sucesso de público e chegou a arrecadar cerca de US$ 1,08 bilhão nas bilheterias mundiais.
Foto: Divulgação / Flipar
A trama mostra a ascensão do comediante frustrado Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) no temido vilão Coringa.
Foto: Reprodução / Flipar
As primeiras notícias sobre a sequência diziam que o filme seria um musical, o que acabou criando muitas expectativas sobre como isso funcionaria na prática.
Foto: divulgação / Flipar
Novamente dirigido por Todd Phillips, "Coringa: Delírio a Dois" conta como Fleck conhece Harley Quinn (Lady Gaga), o grande amor da sua vida.
Foto: divulgação / Flipar
A vilã já tinha aparecido nos cinemas nas duas versões de "Esquadrão Suicida" (2016 e 2021), interpretada por Margot Robie (de "Barbie").
Foto: divulgação / Flipar
Em relação às sequências musicais do filme, as opiniões tem sido mistas. O Deadline elogiou: “Com música, dança, comédia, escuridão, animação, drama, violência e muito mais, este é um musical como nenhum outro.”
Foto: reprodução / Flipar
Por outro lado, o IndieWire detonou: “Uma sequência entediante, que faz tudo ao seu alcance para não te divertir”.
Foto: reprodução / Flipar
Um dos maiores jornais da Inglaterra, o The Independent, rasgou elogios aos atores protagonistas: “A atuação de Phoenix continua tocante e poderosa […] Gaga interpreta Harley com uma mistura de crueldade e magnetismo.”
Foto: Divulgação / Flipar
Pelo primeiro filme, o ator Joaquin Phoenix ganhou o Oscar de Melhor Ator.
Foto: divulgação / Flipar
Outras críticas sobre a sequência citaram os termos "superficialmente chocante”, “básico” e “uma piada a todos nós”.
Foto: reprodução / Flipar
Apesar da divisão, Gaga e Phoenix continuam atraindo os holofotes e chegaram a ser aplaudidos por 11 minutos depois da exibição do filme no Festival de Veneza.
Foto: divulgação/warner bros. / Flipar
“Trabalhamos muito duro na maneira de cantar. Para mim foi, de certa forma, como desaprender a cantar, esquecer como respirar, e deixar que a canção surja totalmente da personagem”, declarou Gaga.
Foto: Divulgação / Flipar
Além dos dois, o filme conta com o retorno de Zazie Beetz (foto), que viveu Sophie, interesse amoroso de Arthur no primeiro longa, além de Brendan Gleeson (de "Os Banshees de Inisherin") e Catherine Keener (de "Corra!").
Foto: divulgação / warner bros. / Flipar
"Coringa: Delírio a Dois" tem previsão de estreia para 3 de outubro nos cinemas de todo o Brasil.