PUBLICIDADE

Dia dos Namorados é feriado? Entenda

Apesar de ser uma das datas mais marcantes para os brasileiros, o Dia dos Namorados nem sempre é sinônimo de descanso para os casais.

10 jun 2024 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Dia dos Namorados está chegando! Esta data tão especial não é sinônimo de descanso, já que não é um feriado, mas as opções para comemorar após o horário comercial são diversas e muito divertidas. Confira aqui!
Imagem de um casal apaixonado.
Imagem de um casal apaixonado.
Foto: nd3000 / Getty Images

O Dia dos Namorados está chegando! O dia de presentear namorados, cônjuges e — por que não? — ficantes acontece no dia 12 de junho anualmente e, como toda data comemorativa que temos no calendário, desperta uma dúvida comum em todos nós: Dia dos Namorados é feriado?

Apesar da torcida geral por um feriado na data romântica, o Dia dos Namorados não é sinônimo de descanso do trabalho ou dos estudos. Quer saber por quê? Continue com a gente para descobrir!

Dia dos Namorados é feriado?

Vamos direito ao ponto: a resposta para a pergunta “Dia dos Namorados é feriado?” é não.

A data especial, que é comemorada em todo 12 de junho, não é feriado e nem ponto facultativo. Ou seja, a comemoração com a pessoa que você ama terá que ser realizada depois do horário comercial.

Quando é o Dia dos Namorados em 2024?

O Dia dos Namorados é comemorado anualmente no dia 12 de junho, que neste ano, cairá em uma quarta-feira.

Essa data antecede o Dia de Santo Antônio, figura da Igreja Católica conhecida popularmente como “Santo Casamenteiro”, além de também ser chamado de padroeiro dos humildes, dos milagres e da compaixão.

Santo Antônio é chamado de Santo Casamenteiro, pois, segundo pessoas religiosas que seguem a fé católica, ele ajuda mulheres que querem se casar a encontrarem um marido. Essa lenda vem do fato de que, em vida, o santo ajudava moças humildes e pobres a conseguirem um dote e um enxoval para o casamento, além do fato de defender o casamento por amor, e não por dinheiro, como era feito na época.

Outro santo muito ligado ao Dia dos Namorados é o São Valentim. Conta-se que o santo, ainda em vida, lutou contra a proibição de casamentos que o imperador Cláudio II instituiu durante seu governo. 

Seu protesto contra a proibição — feita para que os jovens sem esposas e famílias se alistassem no exército do imperador — foi continuar a realizar casamentos clandestinos.

Valentim foi descoberto e condenado à morte, sendo decapitado em um dia 14 de fevereiro. Desde então, sua festa litúrgica acontece anualmente nesta data, que também marca o Dia dos Namorados — chamado de Valentine's Day — em países como Estados Unidos, Portugal, Angola e no Reino Unido.

Como foi criado o Dia dos Namorados?

Apesar de ser uma data marcante nos calendários dos brasileiros, o Dia dos Namorados não é uma comemoração tão antiga assim: a data foi criada em 1948 por João Doria, publicitário e pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

João teve a ideia após ser contratado por uma loja para criar uma campanha para alavancar as vendas, já que o mês de junho era um mês que apresentava vendas fracas por não possuir nenhuma data comemorativa — ao contrário de março, que possui o Dia das Mães, e agosto, que tem o Dia dos Pais para movimentar os negócios.

Inspirado pelo Valentine's Day, João Doria escolheu o dia 12 de junho como a nova data comemorativa e criou o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”, incentivando os clientes a trocarem presentes com suas pessoas amadas.

A campanha deu vários resultados: a agência de João Doria venceu, naquele ano, o prêmio de “Agência do Ano”; nos anos seguintes, outras lojas em outras cidades adotaram a data, que ficou marcada no calendário dos brasileiros, e João Doria entrou para a história como o homem que criou o Dia dos Namorados no Brasil.

Como comemorar o Dia dos Namorados em casa?

O slogan de João Doria marcou tanto o imaginário do brasileiro que o Dia dos Namorados é uma das noites mais movimentadas do ano: restaurantes lotam de casais tentando ter jantares românticos, passeios se esgotam e é quase impossível comemorar fora de casa sem planejar com muita antecedência.

Mas, isso não significa que o Dia dos Namorados tenha que ser menos especial: comemorar a data em casa é uma boa pedida para quem não quer enfrentar longas filas e esperas pela cidade.

Por isso, separamos algumas ideias para você comemorar o Dia dos Namorados em casa!

Faça um jantar

Essa opção é clássica: um jantar romântico, com pratos feitos por você, é uma aposta segura, mas surpreendente, para o Dia dos Namorados.

Aposte em receitas fáceis, que não vão gastar muito o tempo que você terá com a pessoa amada. Ah, e não precisa ser um jantar: café da manhã e almoço também valem aqui. O que importa é ser preparado com carinho!

Faça uma noite de jogos

Quer variar a programação sem sair de casa? Aposte em uma noite de jogos!

Jogos de tabuleiro, como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, jogos de cartas ou até mesmo videogames também são divertidos para se jogar em casal. E, para completar a noite, não deixe de comprar petiscos e bebidas para encher o estômago enquanto vocês disputam.

Tente fazer uma noite do artesanato 

Seja a noite da massinha, que viralizou no TikTok quando casais se juntaram para tentar fazer esculturas de massinha, pinturas compartilhadas, desenhos ou até mesmo algo mais ousado, como crochê: a noite do artesanato vai tornar seu Dia dos Namorados inesquecível — e você ainda terá uma lembrança da data para guardar para sempre.

Crie um cinema em casa e faça uma noite de filmes

Não quer enfrentar as salas lotadas pela cidade ou não gostou de nenhum dos filmes que estão em cartaz? Faça um cinema em casa!

Compre guloseimas, estoure pipoca, arrume a sala de um jeito confortável, separe os filmes favoritos de vocês dois e pronto: uma solução romântica e divertida para o Dia dos Namorados.

Quer dicas de filmes para assistir? No Terra Entretê, você descobre tudo o que está em alta no mundo do entretenimento!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade