Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dono de Santuário Satanista também é dono da imagem de Exú Bará instalada na rua em Gravataí

A imagem, que foi doada por Mestre Lukas, contemplada pela Lei de Alison Silva, foi inaugurada no início do mês de julho passado e também está envolvida em muita polêmica.

11 ago 2024 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários

Uma grande polêmica envolvendo Gravataí tomou as manchetes dos jornais e sites de notícias do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (08/08). Trata-se da divulgação da fundação de um Santuário Satanista que será aberto na zona rural da cidade.

Foto: Reprodução/Rede Social / Porto Alegre 24 horas

O fundador do Santuário é o Mestre Lukas de Bará, um religioso de 43 anos que tem se tornado conhecido no meio religioso, com relações estreitas com políticos de Gravataí.

Em dezembro de 2023, na última sessão da Câmara de Vereadores de Gravataí, um Projeto de Lei proposto pelo Vereador Alison Silva (MDB), autorizou a instalação de uma estátua ligada à religião de Matriz Africana. Trata-se da imagem de Exu Bará, feita em homenagem à entidade religiosa com a qual o religioso trabalha e que teve aval de alguns membros do Conselho do Povo de Terreiro, ligados ao religioso e ao vereador.

A imagem, que foi doada por Mestre Lukas, contemplada pela Lei de Alison Silva, foi inaugurada no início do mês de julho passado e também está envolvida em muita polêmica. A principal delas é a sujeira acumulada no seu entorno, resultado das oferendas deixadas aos seus pés, que incluem aves e até cabritos mortos, causando degradação visual, mal cheiro e poluição ambiental. A ideia da lei teve como modelo uma iniciativa similar promovida em Porto Alegre, onde o dono daquela imagem se responsabilizou pela limpeza e manutenção da área. Já a lei de Gravataí não prevê responsabilidade ao idealizador, deixando a cargo da prefeitura a rotina de limpeza.

Quanto ao culto a Lúcifer, nossa reportagem contatou um renomado líder religioso para esclarecimentos sobre a questão e ele nos garantiu que a adoração a esta entidade não pertence ao culto de Matriz Africana (Umbanda, Nação, Candomblé), referida acima, na matéria.

Mestre Lukas não revela onde será instalado o Santuário, mas garante que ficará em área privada e todo o investimento, que contará com uma imagem de 5 metros de altura, a maior do Brasil, em homenagem ao anjo caído, será de fundo particular.

Com a informação Lelê Pereira - @reporterlelepereira

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade