Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elba Ramalho: Gonzaga foi um dos primeiros a segurar meu filho no colo

22 jun 2012 - 12h56
Compartilhar

Aline Lacerda

Há mais de 20 anos, Elba Ramalho é um dos maiores destaques nas festas de São João no Nordeste. Durante todo o mês de junho, a paraibana tem uma agenda apertada de apresentações na região e em outros locais do país. Este ano, principalmente, no qual é comemorado o centenário de Luiz Gonzaga, grande amigo da cantora, ela preparou um show especial. Em entrevista ao Terra , a cantora contou que estarão no palco seis bailarinos de Salvador, integrantes do Balé Folclórico da Bahia vestidos com figurinos assinados por Ary Rodrigues e feitos especialmente para a ocasião.

Infográfico: Alesado, gabiru, marretar: conheça o dicionário do nordestinês

O repertório do show também inclui canções do Rei do Baião, de quem Elba se lembra com carinho. Durante a entrevista, a cantora falou de um episódio emocionante. Há 25 anos, Elba se apresentava grávida nas festas de São João e a bolsa da cantora rompeu. Foi Gonzagão quem a acompanhou até a maternidade para dar à luz Luã, fruto do relacionamento com o cantor Maurício Mattar é único filho biológico da cantora, que também é mãe de três meninas adotadas. Luiz Gonzaga foi um dos primeiros a segurar o garoto no colo e cantou para ele.

Elba Ramalho começou a carreira em conjuntos musicais e no teatro. Ela fez parte do elenco da peça A Ópera do Malandro , de Chico Buarque, e ganhou prêmios pela interpretação de O Meu Amor , ao lado de Marieta Severo, na década de 1970. Nesta época, gravou o primeiro trabalho como cantora. Com inúmeros discos lançados, se destacou com as canções De volta pro aconchego , Entre o céu e o mar , Chorando e Cantando , Bate Coração , Eu Quero Meu Amor , entre outros. O projeto Grandes Encontros, feito em parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, foi um dos maiores sucessos da carreira e rendeu três CD's lançados e milhões de cópias vendidas.

Terra - Quais as novidades para os shows de São João deste ano?
Elba Ramalho -
É claro que este ano eu faço uma grande homenagem ao nosso mestre, Luiz Gonzaga. Inclusive, eu acabo de regravar uma música - Um Bilhete pro Seu Lua - composta por Gonzaguinha por ocasião dos 75 anos do seu pai. E que hoje, continua refletindo muito bem o quanto Luiz Gonzaga é querido pelo povo. O show tem novos bailarinos, tem um figurino especial e o principal de tudo: muita alegria!

Terra - Como a Elba se prepara para a agenda lotada do mês de junho? Investe em dieta e malhação especiais?
Elba Ramalho -
Eu diria que sempre estou em boa forma em função do meu trabalho. É claro que em junho o volume de trabalho é muito maior. A hidratação para os shows é fundamental. Não consigo resistir e também como muitos partos típicos que são calóricos e que ajudam e segurar o desgaste.

Terra - Qual a comida típica junina preferida?
Elba Ramalho -
Pamonha e bolo de milho. Adoro!

Terra - O que as festas de São João significam para a Elba Ramalho, que cresceu em Campina Grande e sempre viu de perto os festejos?
Elba Ramalho -
Alegria. O momento em que a família se prepara, unida, para se divertir. É a festa das comidas, dos Santos, da Igreja e da música. É a grande festa da família brasileira.

Terra - Do que mais se lembra das festas que ia quando era criança?
Elba Ramalho -
Minha família era grande e aguardávamos o São João com grande expectativa. Eu era a primeira a me preparar, me enfeitar, querer me vestir e ensaiar meus passos para dançar quadrilha. Eu diria que os valores da igreja e da família são fundamentais na minha vida e procuro passar estes valores para minhas filhas.

Terra - Há quanto tempo Elba Ramalho se apresenta no São João de Campina Grande e de Caruaru?
Elba Ramalho -
Há mais de 20 anos. E, existe uma rivalidade boa entre as duas cidades, uma tenta superar a outra e quem sai ganhando é o povo. A cada ano, sempre trago novas emoções. E neste ano, com o centenário de Gonzagão, será tudo mais especial ainda.

Terra - O Luiz Gonzaga foi uma inspiração para a Elba Ramalho?
Elba Ramalho -
Muita inspiração, muito agradecimento e saudade. Gonzagão foi escolhido o nordestino do século. Ele quebrou barreiras, ele se vestiu de boiadeiro para cantar, e não de cangaceiro como alguns disseram. Ele deu uma identidade ao nordestino, com orgulho. Sem falar na questão musical que o coloca entre os maiores gênios da nossa música.

Terra - Quando e como foi o primeiro contato da cantora com a obra do Rei do Baião?
Elba Ramalho -
Na infância, no São João, nos folguedos, depois na adolescência, eu cresci ouvindo Gonzaga. E até mesmo cantigas de rua que se tornaram clássicos populares depois das gravações dele. Para mim parecia um sonho, admirar tanto uma pessoa assim e depois conviver e me tornar próxima. Seu Luiz estava comigo quando minha bolsa estourou e entrei em trabalho de parto. Luã vai completar 25 anos no dia 25 de junho. Ele nasceu durante os festejos de São João. Luiz Gonzaga me acompanhou na maternidade. Foi uma das primeiras pessoas a segurar Luã no colo e cantarolou os seguintes versos: Cabeça grande é sinal de inteligência, agradeço a providência de ter nascido lá.

Terra - Qual música de Gonzagão mais gosta? Costuma tocar algumas delas nos shows?
Elba Ramalho -
É muito difícil escolher uma música só. Eu gravei dois discos e um DVD homenageando o grande mestre. Talvez Asa Branca e Volta da Asa Branca estejam presentes em todos os meus shows. Vários sucessos do Seu Lua fazem parte do meu repertório: Xote das Meninas, Pagode Russo , Sabiá , Imbalança , Vem Morena e muitas outras.

Terra - O que acredita ter sido o legado que Luiz Gonzaga deixou para a música brasileira? E, para a cultura regional nordestina?
Elba Ramalho -
Para a nossa música são mais de 40 discos e centenas de composições. Luiz Gonzaga descobriu a combinação de sanfona, triângulo e zabumba. O chamado forró pé-de-serra foi criado por ele. Ele é o Rei do Baião! Para a cultura regional, ele abriu todas as portas. Ele mostrou o lado bom do sertão, que tem seca sim, mas que também tem muita coisa boa.

Elba Ramalho anima milhares de pessoas nas festas de São João há mais de 20 anos.
Elba Ramalho anima milhares de pessoas nas festas de São João há mais de 20 anos.
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra